Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo Editora

Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo Editora
Terezinha
Autor: Josué Souza
Hoo Editora 
Número de páginas: 144
Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.

Terezinha é um livro de contos queer do autor Josué Souza, publicado pela Hoo Editora. A obra é composta por dezessete contos que trazem a temática LGBT e contemplam as pessoas que não se enquadram dentro de uma divisão dicotômica da sexualidade. O livro mexe com o leitor, tirando-o de sua zona de conforto, na medida em que o obriga a revisar conceitos ultrapassados e questionar ideias pré-concebidas, rompendo com padrões de comportamento impostos pela sociedade. 

Ao mesmo tempo em que, ao tratar da homossexualidade, a obra possui um recorte bem definido, no que se refere à sua temática, traz-nos reflexões sobre questões universais, como identidade, aceitação e insegurança frente o amor. Creio que uma das principais reflexões que se faz durante a leitura é sobre  o que significa seguir um padrão, pois os contos tratam de pessoas e das suas diferentes formas de sentir e de enxergar o mundo, independente de estarem ou não de acordo com as normas impostas pela sociedade. Além de constituir-se em uma verdadeira obra de arte literária, o livro tem o mérito de trazer à baila a discussão sobre gênero, tão necessária e cada vez mais urgente na sociedade atual.

Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo EditoraA escrita do autor é elegante e enxuta, e flui de tal forma que, por vezes, dá a impressão de que deslizamos na narrativa. Os contos são breves, mas muito intensos, o que faz com que o envolvimento com a obra seja tal que sequer vemos o tempo passar enquanto lemos. Os personagens são envolventes, porque conseguem nos emocionar de alguma forma. O conto "Casinha de bonecos" tocou-me especialmente, pois possui uma carga afetiva imensa por parte do personagem, ao relatar sua infância solitária, brincando com seus bonecos de porcelana. Recomendo a leitura de Terezinha, não apenas ao público LGBT, mas a todos que queiram entender um pouco mais sobre a natureza humana. O livro traz uma bela oportunidade de exercitar a empatia.



Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo Editora

Para comprar: Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário