Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking - Editora Intrínseca


Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking - Editora Intrínseca
Uma breve história do tempo
Autor: Stephen Hawking
Editora Intrínseca
Ano: 2015
Número de páginas: 256

Uma breve história do tempo, autoria de Stephen Hawking e publicação da Editora Intrínseca, foi um livro que li há alguns anos e, depois de ler, emprestei a alguém. Como já era de se esperar, acabei perdendo o livro, pois ele nunca mais voltou para casa. A questão é que, além de ser muito chato perder um livro assim, desse, especificamente, eu nunca me esqueci, pois planejava fazer uma releitura que acabou não acontecendo. Esse é o tipo de livro que podemos levar, tranquilamente, para uma vida, já que, a cada leitura, entendemos um pouco mais. É uma obra que, embora escrita para ser lida e entendida por leigos, trata de assuntos sobre os quais, geralmente, não temos grandes conhecimentos, o que faz com que uma releitura seja algo muito produtivo.

Em novembro do ano passado, caminhava pela Feira do Livro de Porto Alegre com a minha listinha de livros para comprar na mão e deparei-me com esta edição maravilhosa do livro. Claro que não resisti! Comprei! Ao manusear o livro, descobri que esta edição está bem melhor que a outra por ter sido atualizada, por conter algumas informações que não havia na publicação de anos atrás. A única vantagem que vejo na edição mais antiga era o fato de ela possuir uma introdução escrita por Carl Sagan. De resto, a atual está bem mais completa.


Em Uma breve história do tempo, Hawking discorre sobre mistérios do universo sobre os quais pouco sabemos mas que, desde sempre despertam em nós inúmeras perguntas. Afinal, o universo teve um início? Terá um fim? O que vem a ser a quarta dimensão espaço-tempo? Seremos capazes de viajar no tempo algum dia? E as dúvidas mais recentes também são tratadas na obra. O que são buracos de minhoca? E buracos negros? O big bang, a teoria das cordas e as quatro forças fundamentais são conceitos explicados de forma fácil de serem compreendidos. O autor ainda nos traz conceitos de físicos e de filósofos como Aristóteles, Kant, Copérnico, Galileu, Newton, entre outros. O livro é muito acessível, pois como já mencionei, foi escrito para ser lido por leigos, no entanto será melhor compreendido se o leitor tiver uma certa maturidade e paciência, afinal, trata de conceitos com os quais não estamos acostumados a lidar. Para quem, como eu, tem o hábito de assistir a documentários sobre o tema, a leitura será mais fácil. Recomendo a obra a todos que queiram saber um pouco mais sobre a nossa origem e sobre a origem do universo do qual fazemos parte. 


Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking - Editora Intrínseca

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

57 comentários:

  1. Oi Tati, eu estou bem ansiosa para conferir esse livro, especialmente por já ter ouvido tantos comentários sobre ele. Acho bem interessante abordar questionamentos sobre o universo e demais conceitos relacionados. E é por isso que tenho certeza que esse título pode nos proporcionar grandes aprendizados.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem curiosidade sobre o tema, recomendo o livro. É maravilhoso! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oie, desde que li o livro A teoria de tudo, biografia escrita pela esposa do Hawking eu fiquei interessada nas teorias dele, e sempre tinha receio desse livro porque achei que seria complexo, mas bacana que você esclareceu que todos os leigos conseguem entender, só eu talvez não tenha tanto a paciência para ficar vendo falar de conceitos de aristóteles e etc, mas eu quero fazer a leitura até mais para conhecer essas teorias tão importantes no nosso universo. Em fim, espero ler e gostar, e que bom que você encontrou uma nova edição do seu livro perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é acessível aos leigos, Tamara. É claro que é uma leitura teórica, por isso requer um pouco mais de concentração, mas é muito gratificante. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro e tinha despertado a minha curiosidade. Eu acho o universo tão imenso e tão cheio de coisas, curiosidades. Esse livro deve ser incrível e mesmo eu sendo leiga, acho que será de um aprendizado sensacional. Obrigada pela dica, vou tentar lê-lo em breve. <3

    ResponderExcluir
  4. Oie, acho que o livro é muito interessante, acredito que esse livro seja particamente um documentário em forma de páginas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sempre me interessei bastante pelas teorias do Stephen Hawking, principalmente por já conhecer a biografia dele, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pretendo fazer em breve. Foi muito bom saber que é possível entender mesmo sendo leigo, me motivou ainda mais a fazer a leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive imensa curiosidade em ler esse livro, assim como também tenho curiosidade em ler Minha Breve História. Hawking é uma personalidade que admiro muito. Uma Breve História do Tempo parece mesmo um livro do qual podemos aproveitar bastante coisa para a vida, além de matar nossa curiosidade sobre muitos temas. Depois do seu post fiquei ainda mais animada em ler <3
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler Minha breve história, Gabrielly. Ele é mesmo uma pessoa admirável! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Comecei a me interessar por Stephen Hawking assistindo ao seria do The Big Bag Theory. Todas estas questões sobre o universo, levantadas por ele neste livro, com certeza , em algum momento já passaram or nosso pensamento e é curioso entender sob a perspectiva dele.
    Adorei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, ainda não assisti à série The Big Bang Theory. Mas quero muito. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. HAHAHA... JURO QUE LI STEPHEN KING... A DOIDA!!!
    Eu conheço um pouco sobre o autor e até curto toda essa sua visão do universo e tudo o mais, mas não sei se chegaria a ler um livro dele... rsrs... sei lá, acho que não teria muita paciência.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Os nomes são parecidos e os dois são adoráveis, Raíssa. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Ola Tati a premissa do livro não me chama atenção, visto que os temas abordados como espaço, universo não são meu preferido, mas fico contente que você a cada releitura absorve mais das informações do mesmo. Dá uma raiva emprestar livro e não ser devolvido né. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Joyce, emprestar é sempre um risco, né? hahaha Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Oi
    Tudo bom?
    Hawking é um genio <3 mas não sei se leria esse livro, não é bem o meu estilo.
    Que bom q vc gostou, e uma pena ter emprestado ele né, evito ao máximo emprestar meus bebes, sou extremamente egoísta.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim foi uma pena emprestar e não o ter de volta, mas o bom é que essa edição é mais completa. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  11. Olá Tati,
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois acho que, quem o lê, termina um pouco mais sábio. Achei muito legal saber que ele é acessível, pois trata de temas interessantes.
    Além disso, foi escrito por um gênio. Stephen Hawking é, para mim, uma das pessoas mais sábias do mundo e é um ídolo.
    Adorei conhecer um pouco sobre o livro, saber que essa edição é melhor que a antiga e que você aproveitou ainda mais.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Hawking é uma pessoa especial. Acho que o livro nos torna um pouco mais sábios mesmo, eu recomendo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Adorei o tema! Já quero para ontem! Sou apaixonada por esse universo!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Taty, eu não tenho tanta curiosidade com os livros do autor justamente por suas histórias serem diferentes e com conceitos que podem me confundir. Sei que é maravilhoso ler algo dele mas acredito que preciso de tempo para poder digerir as informações.
    Gostei da sua resenha e vou passar a dica para meu namorado, que ao contrario de mim, tem mais familiaridade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura para o seu namorado, Ana Paula! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Oi *--*

    Já conhecia o livro mas creio que não leria pois ele é bem denso, creio que não seja pra qualquer um essa leitura mas fico feliz que tenha curtido tanto e funcionado perfeitamente pra você. Acho o cara um genio por todas suas conquistas.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso gostar do tema para poder curtir a leitura. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. olá
    Esse livro sempre me deixou curiosa, adoro o universo e por muito tempo observei esse mundo da astronomia e seus mistérios. Acho bem interessante o grande cientista tentar nos explicar esse mundo ainda tão desconhecido para nós, mais legal ainda ele citar grandes pensadores, eu gostaria muito de ler esse livro.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a certeza de que você adoraria a leitura, Daniele. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Oi, eu estou com esse livro em casa, mas ainda não li. Vendo sua resenha agora fiquei mais empolgada! Acho que vou passar ele na fila! rsrs
    bj!

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Ele seria então um livro reportagem? Com citações embasadas? Achei muito interessante, não o conhecia. Fiquei curiosa para ver a capa da edição anterior! Vou procurar saber mais, gostei muito!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro teórico, porém, acessível para leigos. A edição que eu tinha foi uma publicação da Editora Rocco. Você encontra essa capa no Skoob. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Esse cara é um gênio!
    Mas infelizmente não sinto vontade de ler esse livro sabe? Vai além da minha capacidade! hehehe
    Mas gostei das suas impressões e vou recomendar para meu irmão. Com certeza irá amar.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    por mais que tenha uma premissa bem interessante, e que vai nos fazer refletir, confesso que não é um livro que eu vá ler. Talvez mais para frente, eu venha a pegar o livro e inicie a leitura. Mas no momento, não estou para esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Acho incrível o Hawking e sua história, mas não sei se leria este, mesmo sendo para leigos, eu acho que teria dificuldade em compreender algumas coisas. Mas que bom que a versão atualizada está melhor que a antiga. Chato demais quando emprestamos um livro e ele não volta :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato mesmo perder um livro, Kamila. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  21. Oi
    Eu não acredito que tu encontrou na feira do livro em Porto Alegre! E eu perdi essa.....
    Meu filho é doido por esse livro! Pelo tema e tudo o que ele envolve....

    Vou mostrar sua resenha pra ele...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue ele no site da Livraria Cultura, Denise. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  22. Oi
    Eu não acredito que tu encontrou na feira do livro em Porto Alegre! E eu perdi essa.....
    Meu filho é doido por esse livro! Pelo tema e tudo o que ele envolve....

    Vou mostrar sua resenha pra ele...
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia o livro do Stephen King e que interessante.
    Eu nao vejo mtos documentarios e acho que vou gostar sim da leitura.
    A gente acha tantas coisas em feiras ne? Eu adoro um evento assim.
    Otima recomendação.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Oi. Esse é um daqueles livros que não me chama a atenção. Não sei porque, só acho que não faz muito meu estilo, posso estar errada, quem sabe! Por isso, vou deixar essa passa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oie. Esse livro já deu o que falar aqui em casa, eu ainda não o li, mas meu noivo super se interessou e já está dando bandeiras de que será sua próxima leitura.
    Estou apaixonada pela capa desse livro e todas as teorias são incríveis. Sua resenha está super escrita.
    Parabéns
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sabe você se empolga e lê depois do seu noivo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  26. Olá, sabe que já ouvi falar muito desse livro e acho super interessante mesmo, mas acredito que não está na minha hora ainda, sabe? acho que não tenho maturidade literária suficiente para começar uma obra dessas, mas claro que mais para frente darei uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tem o seu tempo certo, não é, Kétrin? Obrigada pelo coment´rio!

      Excluir
  27. Olá linda,

    Eu já li alguns livros do autor e confesso que ele escreve muito bem, porém não gosto dessas temáticas do mundo físico e astronômico, porque sou mais dos estudos sociais e humanos. É interessante saber como o Universo surgiu? Sim, mas o dinheiro dessas altas pesquisas espaciais poderiam ser direcionados para países pobres e problemas sociais que precisam de urgência em suas soluções do que saber se podemos fazer viagens espaciais.
    Já fazemos estragos na Terra....imagina se o ser humano consegui sair daqui?

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto de vista, Joanice, mas acredite, muitas descobertas da ciência, cujos benefícios refletem-se no nosso cotidiano, começaram por estudos desse tipo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  28. Oi, Tatiana! Tudo bem?
    Ouço tanto falarem de Stephen Hawking e do quão brilhante ele é como estudioso que morro de vontade de ler algo escrito por ele. Ainda mais porque estes assuntos de buracos negros e a origem do universo me interessam muito. Não tenho muita afinidade com as ciências exatas, então estou muito feliz em saber que o livro é escrito em uma linguagem acessível para os leigos. Adorei a dica e tentarei ler este livro assim que conseguir dar uma adiantada nas minhas leituras acumuladas. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou de humanas, Jéssica. Por isso sinto-me tão feliz com um livro de física que eu consiga compreender. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  29. Olá! Há algum tempo eu ia comprar essa obra na Black Friday, mas acabei desistindo por motivos que não lembro mais. Apesar de eu não ter interesse em conhecer as teorias apresentadas acerca da origem do universo, as outras perguntas respondidas na obra me chamaram bastante a atenção, de forma que minha curiosidade para ler a obra voltou ainda maior. O fato de o livro possuir uma linguagem bastante acessível para todos me atraiu ainda mais. Adorei a indicação e tentarei realizar a leitura em breve. ^^

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir