Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking - Editora Intrínseca


Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking - Editora Intrínseca
Uma breve história do tempo
Autor: Stephen Hawking
Editora Intrínseca
Ano: 2015
Número de páginas: 256

Uma breve história do tempo, autoria de Stephen Hawking e publicação da Editora Intrínseca, foi um livro que li há alguns anos e, depois de ler, emprestei a alguém. Como já era de se esperar, acabei perdendo o livro, pois ele nunca mais voltou para casa. A questão é que, além de ser muito chato perder um livro assim, desse, especificamente, eu nunca me esqueci, pois planejava fazer uma releitura que acabou não acontecendo. Esse é o tipo de livro que podemos levar, tranquilamente, para uma vida, já que, a cada leitura, entendemos um pouco mais. É uma obra que, embora escrita para ser lida e entendida por leigos, trata de assuntos sobre os quais, geralmente, não temos grandes conhecimentos, o que faz com que uma releitura seja algo muito produtivo.

Em novembro do ano passado, caminhava pela Feira do Livro de Porto Alegre com a minha listinha de livros para comprar na mão e deparei-me com esta edição maravilhosa do livro. Claro que não resisti! Comprei! Ao manusear o livro, descobri que esta edição está bem melhor que a outra por ter sido atualizada, por conter algumas informações que não havia na publicação de anos atrás. A única vantagem que vejo na edição mais antiga era o fato de ela possuir uma introdução escrita por Carl Sagan. De resto, a atual está bem mais completa.


Em Uma breve história do tempo, Hawking discorre sobre mistérios do universo sobre os quais pouco sabemos mas que, desde sempre despertam em nós inúmeras perguntas. Afinal, o universo teve um início? Terá um fim? O que vem a ser a quarta dimensão espaço-tempo? Seremos capazes de viajar no tempo algum dia? E as dúvidas mais recentes também são tratadas na obra. O que são buracos de minhoca? E buracos negros? O big bang, a teoria das cordas e as quatro forças fundamentais são conceitos explicados de forma fácil de serem compreendidos. O autor ainda nos traz conceitos de físicos e de filósofos como Aristóteles, Kant, Copérnico, Galileu, Newton, entre outros. O livro é muito acessível, pois como já mencionei, foi escrito para ser lido por leigos, no entanto será melhor compreendido se o leitor tiver uma certa maturidade e paciência, afinal, trata de conceitos com os quais não estamos acostumados a lidar. Para quem, como eu, tem o hábito de assistir a documentários sobre o tema, a leitura será mais fácil. Recomendo a obra a todos que queiram saber um pouco mais sobre a nossa origem e sobre a origem do universo do qual fazemos parte. 


Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking - Editora Intrínseca

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino