quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Um conto de Natal, de Charles Dickens - Editora L&PM

Em uma noite de Natal, no frio londrino, todos se preparam, com euforia, para comemorar o nascimento do menino Jesus. Todos felizes aguardando a troca de presentes e a alegria do convívio com a família. Menos o velho Scrooge, que lamenta profundamente porque, além de não se comover com o espírito natalino, terá que conceder uma folga ao seu secretário. Scrooge é um homem rabugento, mesquinho e avaro, que não sente prazer algum em doar algo de si ao próximo. 

Todavia, o que ele mal sabe é que sua vida e sua visão de mundo estão prestes a mudar, pois o velho ranzinza receberá, na noite de Natal, a visita de Marley, fantasma de seu falecido sócio, que, completamente arrependido de ter desperdiçado sua vida atrás de dinheiro, o guiará por uma viagem surreal ao passado e ao futuro, para retornar ao presente completamente transformado.

O livro é simplesmente tocante, e está entre os melhores textos literários (se não é o melhor) que abordam o Natal como tema. A obra foi escrita em 1843, e faz sucesso desde então, tendo recebido durante esse tempo, inúmeras adaptações de todo tipo: cinema, teatro, HQs, animações, etc. Recomendo a leitura a todos que apreciem uma obra que, além de escrita lindamente, possui uma mensagem edificante.


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino