quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer - Editora L&PM

Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer - Editora L&PMA obra Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer, traz-nos um narrador que se apresenta ao leitor como um escritor renomado. Sua tarefa é contar a história de uma menina negra chamada Janéti (Sim, a grafia é essa, com acento e a letra "i" no final). A linguagem utilizada pelo narrador se dá em um tom informal, como se fosse uma conversa entre ele e o narratário. Durante o transcorrer da narrativa, a  história da garota, que é a principal, vai se cruzando com a de outros três negros, tão pobres quanto Janéti. E é essa pobreza e a falta de perspectivas quanto ao futuro que dá o tom da narrativa. 

Janéti pertence a uma família cujos pais sempre doam os filhos, mantendo consigo apenas o mais novo. Isso é feito com toda a naturalidade do mundo. Mas a menina mostra-se, desde muito pequena, uma inconformada, sempre voltando para casa, até que os pais desistem de doá-la. Conforme vai crescendo, ela vai buscando manter contato com os irmãos doados. Quando os pais decidem mudar do interior do Rio Grande do Sul para Porto Alegre, em busca de uma vida com mais oportunidades, Janéti os surpreende reunindo todos os irmãos na rodoviária para que possam recomeçar todos juntos. Os pais acabam por aceitar e mudam-se todos para a capital.

Essa não é uma história sobre a qual se possa falar muito sem correr o risco de praticar spoiler, mas o que posso dizer é que tornei-me fã de Janéti e de sua determinação em não se sujeitar ao destino que lhe é imposto. O livro Quatro Negros é fininho, de leitura rápida, mas muito rico em significado, trazendo um reflexão profunda sobre a miséria e as desigualdades sociais. Isso é feito de forma leve e agradável, como uma conversa despretensiosa. O narrador brinca com as diversas possibilidades narrativas, desacomodando, por vezes, o leitor. É um livro para se ler em um dia e se pensar durante vários outros.

Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer - Editora L&PM