domingo, 13 de dezembro de 2015

TAG sobre hábitos de leitura


Não tenho o hábito de responder a TAGs, mas vi essa no blog Pieces of Alana Gabriela e gostei bastante, por tratar da questão de hábitos de leitura, então resolvi responder. Vamos às perguntas?


1 – Quando você lê (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)?
Leio sempre que tenho tempo, em qualquer horário, mas tenho preferência pelas leituras feitas de madrugada, pois o silêncio favorece bastante. Também gosto de acordar pela manhã, aos domingos ou feriados, e ficar lendo por algum tempo, antes de levantar.

2 – Você lê apenas um livro de cada vez?
Não, sou do tipo que lê dois ou três livros ao mesmo tempo. Claro que sempre tem um que desperta mais interesse e acabo lendo mais rápido.

3 – Qual seu lugar favorito para ler?

Leio em qualquer lugar, até na fila do banco, afinal, com a nossa vida tão corrida, precisamos otimizar o nosso tempo. Mas o meu lugar preferido é na minha poltrona, no meu quarto. Posso ficar lendo por horas nesse meu lugar “sagrado”.

4 – O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?
Tanto faz. Não sou do tipo que se incomode com as adaptações, pois acho que cinema e literatura são linguagens muito diferentes e devem ser apreciadas de forma diferente, cada uma de acordo com as suas particularidades. Também não acho que o filme deva ser exatamente igual ao livro, afinal, o filme representa a leitura que o diretor fez da obra, e a leitura dele pode ser diferente da minha. 

5 – Qual o formato de livro você prefere (áudio-livro, e-book ou livro físico)?
Claro que prefiro os livros físicos, mas vivemos em um tempo em que (inclusive por motivos financeiros) precisamos nos adaptar e ler também os livros virtuais. Apenas procuro tomar cuidado em relação aos direitos autorais. Acredito que os autores devem receber pelo seu trabalho. Então, só baixo livros em domínio público ou autorizados pelo autor. Também temos a opção de compra de e-books por um preço bem mais em conta do que os livros físicos.

6 – Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Gosto muito de ler ouvindo música e, por incrível que pareça, concentro-me bem mais assim. Também gosto de tomar um café ou um chá enquanto leio. 

7 – As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
Claro que eu aprecio capas bonitas, mas não acho que isso seja o essencial. O que mais importa é a obra em si. Portanto, se as capas de uma série não combinarem, mas o conteúdo for de qualidade, para mim está ótimo

Esses são os meus hábitos de leitura, espero que gostem!