quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Deuses, Heróis e Monstros: belíssima adaptação de histórias mitológicas - Editora L&PM

Deuses, Heróis e Monstros: belíssima adaptação de histórias mitológicas - Editora L&PM
Deuses, Heróis e Monstros, de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo, é um livro infantojuvenil que traz dez historias da mitologia adaptadas para que possam ser compreendidas pelo público mais jovem. Comprei o livro pensando no meu sobrinho, que tem 11 anos e, como geralmente acontece com os meninos, adora histórias de deuses mitológicos e monstros. Claro que não resisti e li a obra. Que grata surpresa! O livro é excelente, muitíssimo bem escrito e todo ilustrado. Embora as ilustrações não sejam coloridas, são muito bem feitas e causam ótima impressão. 

O que mais me chamou a atenção foi o fato de que o livro pode ser muito interessante, também, para o público adulto, pois embora tenha sido escrito de uma forma acessível aos leitores infantojuvenis, a linguagem utilizada não tem nada de infantilizada. Recomendo a leitura aos jovens, mas também aos adultos, especialmente os que não conhecem muito sobre mitologia, mas pretendem se iniciar neste tipo de leitura. 

A escolha das dez histórias mitológicas que compõem a obra foi perfeita. A primeira conta o nascimento da deusa Vênus, a mais bela de todas. Na sequência, podemos conhecer um pouco mais sobre Eco e Narciso, e sobre o rei Midas, cujo toque transforma tudo em ouro. Há, ainda, a história da caixa de Pandora, de Perseu e a cabeça da Medusa, Teseu e o Minotauro, entre outras. Todas fantásticas! Mas a minha preferida, dentre todas, é Cupido e Psiquê, uma linda história de amor e superação, cheia de significados simbólicos, capaz de tocar profundamente o coração de todos que amam ou já amaram, e que sabem que, muitas vezes, o amor nos faz ir ao Inferno e voltar.

Deuses, Heróis e Monstros: belíssima adaptação de histórias mitológicas - Editora L&PM