Deuses, Heróis e Monstros: belíssima adaptação de histórias mitológicas - Editora L&PM

Deuses, Heróis e Monstros: belíssima adaptação de histórias mitológicas - Editora L&PM
Deuses, Heróis e Monstros, de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo, é um livro infantojuvenil que traz dez historias da mitologia adaptadas para que possam ser compreendidas pelo público mais jovem. Comprei o livro pensando no meu sobrinho, que tem 11 anos e, como geralmente acontece com os meninos, adora histórias de deuses mitológicos e monstros. Claro que não resisti e li a obra. Que grata surpresa! O livro é excelente, muitíssimo bem escrito e todo ilustrado. Embora as ilustrações não sejam coloridas, são muito bem feitas e causam ótima impressão. 

O que mais me chamou a atenção foi o fato de que o livro pode ser muito interessante, também, para o público adulto, pois embora tenha sido escrito de uma forma acessível aos leitores infantojuvenis, a linguagem utilizada não tem nada de infantilizada. Recomendo a leitura aos jovens, mas também aos adultos, especialmente os que não conhecem muito sobre mitologia, mas pretendem se iniciar neste tipo de leitura. 

A escolha das dez histórias mitológicas que compõem a obra foi perfeita. A primeira conta o nascimento da deusa Vênus, a mais bela de todas. Na sequência, podemos conhecer um pouco mais sobre Eco e Narciso, e sobre o rei Midas, cujo toque transforma tudo em ouro. Há, ainda, a história da caixa de Pandora, de Perseu e a cabeça da Medusa, Teseu e o Minotauro, entre outras. Todas fantásticas! Mas a minha preferida, dentre todas, é Cupido e Psiquê, uma linda história de amor e superação, cheia de significados simbólicos, capaz de tocar profundamente o coração de todos que amam ou já amaram, e que sabem que, muitas vezes, o amor nos faz ir ao Inferno e voltar.

Deuses, Heróis e Monstros: belíssima adaptação de histórias mitológicas - Editora L&PM

36 comentários:

  1. Adoro esses livros que conquistam adultos e crianças.
    Também curto adaptações e se é sobre mitologia ainda mais.
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para ler essas 10 histórias.
    Vou tentar comprar =)
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rízia! O livro vale a pena. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Nossa ainda não conhecia esse livro, mas já anotei aqui.
    Sou apaixonada por mitologia, mas o linguajar delas as vezes é meio confuso e acho que nessa edição as coisas fiquem mais claras.
    Também gosto muito de Eros e Psiquê, é meio dificil achar essa história, vejo suas alegorias sendo usadas em tantos outros livros mas o mito mesmo, só em dicionários.
    Ahh eu tenho uma certa preferencia com os nomes gregos Eros no lugar de Cupido ou Afrodite/Venus mas tudo bem, não se pode ter tudo né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro os nomes gregos aos latinos, Daniele. Mas no fim das contas, os mitos são os mesmos, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Olá,
    Acredita que também estou lendo um livro mitológico? O meu está tendo um andamento tão bom. E agora, lendo sua resenha me deu uma vontade ler esse também. As vezes esqueço as funções dos deuses e preciso recorrer a internet, então estou pensando em buscar esse livro.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando esqueço algo costumo recorrer a um dicionário mitológico. Gosto muito do dicionário da Ruth Guimarães, pois é fácil de manusear e bem completo. Mas a internet quebra bem o galho mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Olá!!!
    Adora livro de mitologia e nunca é demais. A capa lembrou livros da coleção Vaga-lume que lia na escola. Uma boa indicação de presente para este Natal. Gosto muito de dar livro de presente para a criançada.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro é o melhor presente que se pode dar a uma criança. Eu também lia muito os livros da coleção Vaga-lume. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Oiee ^^
    O que eu sei de mitologia foi o que aprendi com os livros do Rick Riordan...haha' ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para conhecer, principalmente porque adoro aprender mais sobre coisas que eu gosto, então com certeza vou querer conferir.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Dryh, você não vai se arrepender. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Oiee,
    Primeiro quero dizer que o espaço entre os paragrafos ficaram lindos, rs. Obrigada!

    Bom, fiquei aqui bem curiosa em ter esse livro, pois li pouco a respeito de mitolgias e semana passada li Starling que se trata justamente do tema e acabo ficando meu perdida quanto aos deus e tudo.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ficou melhor, né? As histórias mitológicas são muito bonitas, você vai gostar de ler mais a respeito. Acho que esse livro é um bom começo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e fiquei bem curiosa por que ainda não conheço nenhuma das histórias contadas. Assim, sei quem são alguns personagens por causa dos filmes e tal, mas não conheço a história em si. E adoro mitologia, então já vou procurar o livro para comprar. Ótima indicação.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carolina! o livro é ótimo para quem está iniciando nos estudos sobre mitologia. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Olá, Tatiana.
    Eu sou menina mas sempre adorei histórias de mitologias, Quando aprendi a ler, ia na biblioteca municipal aqui da minha cidade só para ler os livros de mitologia que eles tinham lá hehe. Esse eu ainda não conhecia mas me interessou. Ainda gosto mesmo adulta hehe. Muito boa a sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias mitológicas tocam a todos mesmo, independente da idade ou do gênero. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Olá, para ser sincera eu não sou muito chegada em mitologia, mas não pude deixar de sentir vontade de ler esse livro, pois eu adoro histórias curtas e pelo que você falou, parece ser bem interessante, já estou querendo ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro mitologia em geral, e amei saber sobre essa obra. Achei bacana as autoras adaptarem para os mais jovens. Deve ser uma leitura e tanto, quero conferir como ficou!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura mesmo, Dessa, acho que você vai gostar. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  11. Sou super curiosa em relação a mitologias, mas só a nível de curiosidade mesmo rsrs
    Adoro saber mais sobre os deus e seus feitos... Achei interessante a adaptação, mas não curti a capa não. A do Minotauro é minha favorita, depois de um filme antigo que assisti (não me lembro nome) <3
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto da história do Minotauro também, mas ainda prefiro a de Cupido e Psiquê.:)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Medusa e Minotauro são criaturas mitológicas que sempre me chamam atenção, então leria só por conta disso :D ehehe. Fiquei curiosa com a história de Cupido e Psiquê! Gostei da premissa. E por ser para crianças parece ser bem divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história de Cupido e Psiquê é muito bonita, Gabrielly. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Olá! Mitologia grega é linda demais!Lembro que na época da escola, era meu tema preferido nas aulas de história. O livro parece ser bem gostoso de ler, e fazendo de uma maneira lúdica, fica mais lindo ainda! Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia é uma delícia mesmo, Suzana. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adoro leituras que envolvem mitologia, pois sou encantada pelo assunto. Ainda não conhecia o livro, mas parece ser maravilhoso para ler todas as estórias. Das que você citou, já conheço e li Cupido e Psiquê e é realmente fantástico, sou das que votam para todo mundo dar uma oportunidade e ler.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Andy, seria muito bom se todos dessem uma lida em textos mitológicos de vez em quando. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Olá.
    Adoro história que envolvem a mitologia e não me importo que seja infanto-juvenil, já anotei a dica pra ler o quanto antes conferindo as ilustrações e quem sabe no próximo ano indicar aos meus alunos.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. Eu adoro livros que falam de mitologia, então fiquei super interessada nesse livro.
    O fato de ele ser infanto juvenil mas não ter uma escrita infantilizada me deixa ainda mais contente - eu não sei por que as vezes acham que o público com menor idade não vai entender as coisas. Eu sou apaixonada pela história da caixa de Pandora, então, possivelmente seria a que eu mais iria gostar de ler, mas você cita outras que são ótimas (como a do Minotauro e da Medusa) e não tem como não curtir a história do cupido. Acho que o mais dificil foi escolher somente 10 historias para o livro...rs
    Adorei a resenha e, com certeza irei atrás desse livro!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, a mitologia greco-latina é tão rica que deve ter sido muito difícil escolher somente dez histórias. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  17. Olá, Tatiana!

    Eu adoro dar livro de presente, pra criança então é melhor ainda. Queria apresentar algo de mitologia pro meu irmão de 10 anos, mas não fazia ideia de qual título dar. Todo mundo fala tanto de Percy Jackson, mas eu queria algo diferente! Adorei sua dica, vou procurar ele na livraria!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, livros são ótimos presentes para as crianças. Os meninos adoram Percy Jackson, dei os dois primeiros volumes para o meu sobrinho de 11 anos, e ele adorou. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Oi!
    Adorei a proposta desse livro, pois como você disse garotos adoram toda essa redoma de monstros e deuses, e nada melhor para incentiva-los a ler do que um livro que trate de assuntos que eles gostam.
    Minha irmã não gosta muito desses assuntos, mas vou anotar a indicação caso tenha que presentar um garoto um dia ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ter um bom livro para indicar, né? obrigada pelo comentário!

      Excluir