Crime e Castigo, de Dostoiévski: uma história de regeneração - Editora Martin Claret

Crime e Castigo, de Dostoiévski: uma história de regeneração - Editora Martin Claret
A obra Crime e castigo, de Dostoievski, tem como protagonista um jovem estudante de direito que muda para uma cidade grande a fim de frequentar a universidade. Não possui recursos financeiros e vive em uma pensão decadente recebendo ajuda da mãe e da irmã. Ródion Românovitch Raskolnikof havia parado com seus estudos por razões financeiras e já não tinha meios de pagar a pensão onde morava. Um dia, ouvindo uma conversa entre dois cavalheiros, na qual um deles dizia que a velha usurária Alena deveria ser assassinada, pois era uma pessoa desprezível e tratava muito mal a irmã Isabel, Ródion concebeu o seu plano. 

Após algum tempo de isolamento e premeditação, Raskolnikof assassinou Alena com machadadas na cabeça, e como Isabel chegasse quando ele ainda estava no local do crime, matou-a também. Roubou alguns objetos e dinheiro da velha, porém não deu importância alguma a isso, escondendo o produto do seu roubo embaixo de uma pedra. Após o crime, ele adoeceu e foi cuidado por seu amigo Razumikine e o médico Zózimof. Ao receber uma intimação, Raskolnikof foi, mesmo doente, ao comissariado para ver do que se tratava e, lá chegando, constatou que a dona da pensão onde morava estava reclamando os aluguéis atrasados. Durante a sua estada no comissariado, ouviu comentarem sobre a morte da velha e sua irmã e, não aguentando, passou mal e desmaiou. Tal atitude fez com que começassem a desconfiar dele.

Certa vez, após voltar ao local do crime e levantar suspeitas nas pessoas que estavam presentes, resolveu ir ao comissariado, porém foi desviado de seu destino ao encontrar Marmêladof, o seu amigo alcoólatra, atropelado na rua. Como ninguém mais o conhecesse, levou-o para casa e disse a Catarina, sua esposa, que chamasse um médico, pois ele estava disposto a pagar tudo. Marmêladof acabou por morrer e isto fez com que as relações entre Raskolnikof e a família do morto se estreitassem, pois o jovem ofereceu-se para pagar as despesas do funeral e, para isso, deu a Catarina todo o dinheiro que ganhara de sua mãe. 


Raskolnikof resolve contar sobre o crime a Sônia, filha de Marmêladof, porém, não imagina que Svidrigailof, homem casado que pretende seduzir a sua irmã, está escutando atrás da porta. Sônia desespera-se e pede a ele que se entregue. Na casa de Sônia, Svidrigailof demonstra a Raskolnikof que sabe de toda da verdade. Ródion procura Svidrigailof, que tenta esconder-se, mas não consegue. Conversam longamente e Raskolnikof percebe que o outro tenta livrar-se dele, e então o segue. Mas Svidrigailof consegue enganá-lo e fica sozinho para procurar Dúnia, irmã de
Raskolnikof. Os dois encontram-se na rua, mas Svidrigailof convence a moça a ir até o seu quarto. Lá chegando, ele conta sobre o crime de seu irmão e tenta possuí-la com chantagem, mas ela resiste e ele acaba por desistir, suicidando-se horas depois, mas não sem antes resolver o problema dos órfãos de Marmêladof e dar uma boa quantia em dinheiro para Sônia.

Por se tratar de uma obra da literatura russa, o mais difícil é não se confundir com tantos nomes diferentes dos personagens e, como se isso não bastasse, cada personagem tem vários nomes. Fora isso, o livro é fantástico no sentido de mostrar um raio-X da alma humana. Os personagens são extremamente complexos do ponto de vista psicológico e, mesmo o mais cruel ou degenerado, em algum momento mostra algo de bom, como Raskolnikof, que mata uma velha a machadadas, mas doa todo o seu dinheiro à viúva de Marmêladof para que ela faça o funerak do marido; ou como Svidrigailof, que tenta abusar de Dúnia, chantageando-a, mas antes de morrer ajuda financeiramente os órfãos. Por se tratar de uma obra realista, não podemos esperar finais extremamente felizes, ainda assim, o final da obra traz uma mudança que acontece de modo sutil em Raskolnikof, que pode ser interpretada como uma forma realista de regeneração. A obra é belíssima, está entre as minhas melhores leituras. Recomendo 
Crime e castigo para quem gosta de narrativas com forte teor psicológico.


Crime e Castigo, de Dostoiévski: uma história de regeneração - Editora Martin Claret


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

39 comentários:

  1. Olá, Tatiana.
    Enquanto ia lendo a primeira coisa que me veio a cabeça foi, nossa que confusão esses nomes dos personagens hehe. E depois você falou exatamente sobre isso. Eu nunca li nada do autor, mas não sei se leria. Não me despertou a curiosidade a ponto de pegar ele para ler. Mas que bom que ficou entre os melhores que você já leu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nomes são muito confusos mesmo, Sil, Mas a gente acostuma. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oie!
    Não é um livro que me desperta curiosidade, e não seria um que eu acrescentaria aqui na pilha. Assim que comecei a ler a resenha e vi os nomes, já senti dificuldade em pronunciá-los, e tenho certeza que acabaria confundindo todos os personagens devido a isso kkkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os nomes são bem complicados, mas o livro é maravilhoso. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Amiga olha eu sou do tipo que lê livros mais da atualidade sabe?
    Esses clássicos não me chamam muita atenção, principalmente
    depois de ter sofrido com as leituras do segundo grau hahahah
    Mas mesmo assim tenho até interesse de ler alguns livros, mas não por agora, porque estou em uma outra fase sabe? Mas mesmo assim gostei da maneira como desenvolveu a sua resenha. A estória me parece ser muito interessante, mas eu precisava ler para ver se a estória iria me cativar realmente sabe? Mas acho que tem a hora certa e o momento certo para pegar certos livros e acho que por agora não seria legal pra mim.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/eu-nao-sei-onde-ir-partir-daqui-3.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo livro tem o seu momento mesmo. E essas leituras obrigatórias, hein! Só afastam os jovens dos livros. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Creio que para mim é bem difícil um dia pegar para ler e finalizar um Dostoievski, já me perco com Tolkien imagine nesse livro cheio de personagens de nomes enormes e complexos, sendo que a trama também é! No mais, dá para sentir que é um livro mais profundo e real, mas não uma boa pedida para alguém como eu que vive a base da livros mais contemporâneos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Giovana, é uma leitura bastante complexa mesmo, mas muito boa. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Fico simplesmente maluca com esses nomes da literatura russa, mas gostei muito dos clássicos de lá que li e Crime e Castigo está na minha lista. Gostei muito de saber que os personagens são bem complexos do ponto de vista psicológico, isso é algo que me atrai em uma obra, e adorei saber que o livro é fantástico no sentido de mostrar um raio-x da alma humana. Espero conseguir ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    Não sou muito ligada à clássicos como esse... a capa já me fez lembrar uns livros nacionais os quais são empurrados pra que a gente leia na escola. Enfim, não é meu estilo.
    Mesmo lendo a resenha, me atrapalhando muito pra ler os nomes (kkkkkk), não achei um enredo que me interessaria.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser obrigada a ler livros "empurrados" é muito desagradável mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Oie!!
    Não sou muito ligada à clássicos como esse... a capa já me fez lembrar uns livros nacionais os quais são empurrados pra que a gente leia na escola. Enfim, não é meu estilo.
    Mesmo lendo a resenha, me atrapalhando muito pra ler os nomes (kkkkkk), não achei um enredo que me interessaria.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler Crime e castigo. Já assisti ao filme e apesar de extremamente longo, eu gostei bastante. Nos faz pensar em nossas próprias atitudes. A situação determinando nossas ações.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu não vi o filme? Mas quero muito ver! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Oiie,

    Adorei seu post, mas sou mais de ler livros da atualidade, não sou chegada em livros que já se passaram muitos anos, só li uma vez um para fazer um trabalho da escola, a muito tempo atrás. Mas admiro que goste, é um jeito de deixar viva a cultura.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de livros que retratam épocas afastadas e/ou outras culturas. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Olá.
    Tenho muita vontade de ler alguns dos clássicos russos, mas eu me sinto meio intinidada por eles, não sei se é pelos nomes complexos, por seu tamanho ou o enredo muitas vezes desesperançoso. Mas um dia acho que terei a maturidade para encara-los de frente.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo tem o seu tempo, né? Acho que você vai gostar, os russos são fantásticos. Obrigada pelo comentário1

      Excluir
  11. Olá, bom dia!
    Confesso que obras Russas e nomes parecidos e estranhos dão um nó no meu cérebro...kkkkk
    Não sou burra, só tenho uma leve preguiça mental, mas brincadeiras a parte, esse livro tem uma bela reputação na literatura, eu tenho que ler.
    Gosto de estórias realistas que não necessariamente tem finalzinho feliz, personagens complexos, dramas humanos e prováveis. Vou fazer uma lista de clássicos obrigatórios para o próximo ano.
    beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de personagens complexos e dramas humanos, esse livro foi escrito para você. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Eu li esse livro já faz um tempo, além de ser um clássico não há dúvidas de que Dostoiévski é um gênio da literatura.
    E acho que ele soube expressar muito bem o sentimento de culpa humana!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Camila. Dostoiévski trabalha muito bem os sentimentos humanos em suas obras. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Olá
    Fiquei até sem fôlego lendo a resenha.
    Os nomes são difíceis de entender e a trama também é bem complexa. Mesmo assim eu gostei da história. Pelo que entendi parece querer mostrar que todo mundo tem um lado ruim e um lado bom.
    Gosto dessas histórias com um teor psicológico, como você falou.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mariana, as obras de Dostoiévski mostram bem as contradições humanas. Tudo tem um outro lado, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Oi!!!
    Acho que nunca li um livro russo, mas acho que ira gostar muito; pois acho o povo profundo, firmes e destemidos. Sua resenha está bem clara e nos dá uma boa ideia de como é a historia. Gosto de livros com fatos reais, talvez leia no futuro.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um povo de muito valor sim. Acho que você gostará. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito da premissa do livro, achei uma historia repleta de drama e ação. Porém, como você mesma disse é bem dificil não confundir os nomes, mas mesmo assim tenho muita vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo! E quanto aos nomes, a gente acaba se acostumando. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Olá!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, pois sempre vejo elogios para ele.
    Um professor já me alertou para a questão dos nomes dos personagens que são difíceis de assimilar por conta da literatura russa e que o livro é um ótimo retrato da alma humana, mas prefiro sua fala de que é um raio-X dela.
    Adorei sua resenha e ela só me deu mais curiosidade para ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Bruna, fico feliz com o seu interesse. O livro vale a pena mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  17. Crime e Castigo está na lista de livros que preciso ler em algum momento da minha vida. Ao mesmo tempo, é um dos livros que mais enrolo para começar e sempre vou deixando ele de lado. Acho que é todo o teor psicológico da obra que me assusta um pouco.
    E essa coisa dos nomes... Acho que eu iria me perder fácil - já sou ruim para gravar quando os nomes são fáceis, sendo russo e tendo mais de um para os personagens me confundiria um pouco. Não que eu veja como ponto negativo, mesmo assim isso também me assusta um pouco.
    Acho que eu só estou é procurando desculpas para não ler o livro logo...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Isso é bem clássico. A gente sempre adia para começar leituras mais complexas, né? Mas vá no seu tempo, leia quando chegar a hora. Você vai gostar! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Olá!!

    Eu não conhecia esse, já fiquei perdida no seu texto com os nomes tão diferentes rsrs
    Gosto de conhecer literatura de países diferentes, que pouco se vê por aqui. Esse em especial tem uma história que parece muito intensa, psicologicamente profunda... Gostei de saber mais sobre ele!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se perde com os nomes no início, mas depois pega o jeito. hahaha A obra é maravilhosa, vale a pena. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  19. Olá!
    Que história mais interessante. Lendo sua resenha só me veio uma coisa na cabeça. A mentira, só atrai mais mentira e muita destruição. Fiquei interessada em saber como essa história termina.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Suelen, o protagonista acaba se enrolando muito mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  20. Esse livro e Ana Karenina estão entre os clássicos que quero ler algum dia. A questão dos nomes russos é realmente uma pegadinha para o leitor, lendo uma obra russa bem atual tive dificuldades com os nomes, parece que nosso ouvido não se familiariza. Boa resenha, fiquei curiosa para saber quanto tempo gastou nesta leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Karenina é um livro maravilhoso também, Maria. Olha, não demorei muito, porque, embora seja uma leitura densa, é muito envolvente. Obrigada pelo comentário!

      Excluir