Carlos Drummond de Andrade: quantas faces tem a poesia?

Carlos Drummond de Andrade: quantas faces tem a poesia?

É impossível pensar em poesia brasileira sem que nos lembremos de Carlos Drummond de Andrade. Um de meus poemas preferidos desse autor é "poema de sete faces", do livro Alguma Poesia. Encanta-me, não apenas o domínio fora do comum que o poeta demonstra ter da língua, mas também a forma como ele usa a poesia para se mostrar múltiplo, apresentando, na voz do eu-lírico,  faces de si mesmo que, de outra forma, jamais conheceríamos. É tocante percebermos que "o homem por trás dos óculos e do bigode" carrega sentimentos tão intensos e tão contraditórios, sem que ninguém perceba, pois seus olhos não o denunciam, "não perguntam nada". E então eu é que me pergunto: quantas faces tem a poesia de um poeta tão singular em sua pluralidade? Abaixo, transcrevo o poema referido, porém, recomendo a leitura do livro completo. Na sequência, deixo links para o documentário "Poeta de Sete Faces", o qual também recomendo.

POEMA DE SETE FACES

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do -bigode,

Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque

botam a gente comovido como o diabo.




Poeta de Sete Faces (1/9)






Poeta de Sete Faces (2/9)






Poeta de Sete Faces (3/9)







Poeta de Sete Faces (4/9)







Poeta de Sete Faces (5/9)








Poeta de Sete Faces (6/9)







Poeta de Sete Faces (7/9)








Poeta de Sete Faces (8/9)








Poeta de Sete Faces (9/9)






Leia também:

Paulo Leminski: alguns de seus melhores poemas
Florbela Espanca: alguns poemas


Carlos Drummond de Andrade: quantas faces tem a poesia?