Para nós que gostamos de escrever



É muito comum, entre as pessoas que já foram seduzidas pela leitura, desenvolver, também, o gosto pela escrita. Parece-nos fácil em um primeiro momento, pois basta ter uma história para contar. Ah, mas isso é moleza! É só desenvolver a criatividade, e pronto! Será? 

Não tarda para que se perceba que, embora a criatividade seja, de fato, muito importante, está muito longe de ser tudo para quem quer escrever minimamente bem. Conforme vamos lendo e amadurecendo como leitores, intuímos que há algo mais, além da história que se conta. Começamos a perceber a diferença entre forma e conteúdo. Afinal, estamos falando de arte literária, e a forma é de extrema importância na arte. 

Mas o que é esse "algo mais"? É o que se chama, na teoria literária, de literariedade. É o que faz de um texto, uma obra de arte. Poxa! Mas então escrever não é para mim, é coisa de artista! Bem, algumas pessoas creem mesmo nisso. Acreditam que escritor é alguém escolhido pelos deuses, com um dom especial. Mas há, em contrapartida, os que defendem que todos podemos, com um bocado de empenho e dedicação, desenvolver as habilidades da escrita. 

E é para estes, justamente, que selecionei alguns vídeos do Youtube, dos quais gosto muito. Os vídeos dão dicas excelentes para aqueles que sonham em se tornar escritores. Inclusive dicas de livros. Espero que os vídeos sejam úteis a todos como foram para mim.













4 comentários:

  1. Gostei bastante dos vídeos,com certeza fora muito úteis.
    Bjnhs

    http://karoline-caro-sonhador.blogspot.com/2015/10/pedras-preciosas.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não conhecia o canal, muito bom saber.
    Eu mesma escrevo por ousadia, não me acho boa nisso, rsrsrs.

    Beijos!
    Adriana.
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a ousadia é muito importante, Adriana. Quem não ousa, não cresce!
      Beijos!

      Excluir