Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco - Editora Record

Número Zero, mais uma pérola de Umberto EcoNúmero Zero, o mais recente romance de Umberto Eco, lançado no Brasil pela Editora Record, apresenta-nos os bastidores da redação de um jornal. Falando assim, pensamos logo em um veículo de informação. Porém, informar não é propriamente a proposta desse jornal. Trata-se daquilo que costumamos chamar de imprensa marrom. O jornal tem como principal objetivo promover a difamação. Sua equipe de redatores é composta por tipos curiosos, com características bem peculiares, e a principal delas, comum a todos os componentes do grupo, é o fato de serem todos frustrados, não só na profissão, mas na vida. Isso talvez explique a razão pela qual se submetem a um trabalho tão degradante.

Número Zero, mais uma pérola de Umberto EcoO livro é narrado em primeira pessoa e inicia pelo final, com o nosso protagonista apresentando-se como um fracassado que, perseguido por alguém, sente medo de morrer. A partir do segundo capítulo ele começa a contar a razão desse medo, que trata de uma trama que data do fim da Segunda Guerra Mundial envolvendo um suposto falso Mussolini. No desenrolar da trama, não temos a noção exata do que é verdadeiro  e do que é paranoia de Braggadocio, personagem que investiga a suposta conspiração. O fato é que, em um dado momento, surge um cadáver e um documentário ratificando a tal teoria da conspiração. O que nos leva à fuga de um casal apaixonado. 

Por vezes, o livro torna-se um pouco maçante, principalmente nas passagens em que Braggadocio narra as suas descobertas e as suas suposições a cerca da tal teoria. No entanto, um leitor atento perceberá, facilmente, que há um propósito para isso, o que só faz enriquecer a obra. Obviamente, não direi qual o propósito. Deixarei o prazer da descoberta para o leitor. Direi apenas que vale muito o tempo gasto na leitura de cada página de 
Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco.

Em entrevista, Umberto Eco fala sobre Número Zero:




Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco - Editora Record


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

48 comentários:

  1. Ola Tati mesmo nos mostrando os bastidores, o que sempre nos deixa curiosos, dessa vez o livro e a premissa não me chamaram atenção, deve ser por estar em leitura de romances . Quem sabe em outro momento eu leio. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Joyce, nem todos gostam de Umberto Eco mesmo. Seus romances são muito cerebrais, são como quebra-cabeças. Eu adoro! Obrigada pela visita! Beijos! ;)

      Excluir
  2. Nossa Tati, achei interessante o livro nos mostrar os bastidores da redação de um jornal!
    Não sou muito de ler esse tipo, mas acho que conheço alguém que vai gostar! Adorei a capa.

    Beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ariane, a capa é mesmo muito linda. Obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir
  3. Acho que só sendo muito frustrado mesmo pra aceitar um trabalho desses... não ia achar nada legal trabalhar num jornal desse tipo. Pena que o livro se torna um pouco maçante às vezes, mas que bom que deu pra notar que isso era meio necessário e que achou que a leitura valeu a pena. Tenho muita curiosidade de ler algo do autor, de repente começo por esse livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Esse autor tem vários livros bons. O mais conhecido é "O Nome da Rosa", que inclusive já virou filme. Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  4. Oie!
    Eu nunca li nada ou ouvi falar desse autor, pelo menos não que eu me recorde. Nunca li um livro com trama parecida, achei que eu ficaria enfadada com a estória pelo simples fato do narrador se achar um fracassado e ter pensamentos pessimistas. Mas eu gosto e acho interessante começar uma estória a partir do fim. Creio que é bem inteligente. Aí depois eu li Segunda Guerra no meio do texto e abri um sorrisão!!! Eu gosto bastante de conhecer um pouco mais das guerras e leio livros de História Geral, sabe!?
    Que bom que gostou da leitura e que até a parte massante fez sentido!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Acho que você já deve ter ouvido falar sim, mas não lembra. Ele é autor do livro "O Nome da Rosa", que virou filme. Ambos, tanto o livro quanto o filme fizeram muito sucesso. Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tinha lido a sinopse desse livro na news da editora que recebi, mas não pensei que seria assim o assunto, em um dardo momento a sinopse te leva a crer que o autor falará dos bastidores de um jornal e não da vilã de todos os jornalistas e famosos, a imprensa marrom. Gosto do assunto jornalismo, é uma coisa que me chama muito a atenção, mas não sei se leria esse livro por agora, você ter citado que ele foi maçante por alguns momentos me deixou um pouco desanimada. Mas anotei a dica, mais pra frente a minha opinião poderá mudar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simeia! Espero que mude sim, pois o livro é excelente. A trama é muito inteligente e desafiadora. Beijos!

      Excluir
  6. Oie o/
    O que mais me chamou atenção mesmo foi o fato do jornalismo, adoro quando envolvem essa profissão. Mas confesso que me desanimei um pouco, principalmente quando você disse que o livro chega a ser massante. Mas me pareceu um livro bem inteligente, então quando surgir a "vive" de livros inteligentes, vou me lembrar desse!

    Xx- Thata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thamires é muito inteligente. É o tipo de livro que, além de entreter, faz pensar. Talvez por isso, em alguns momentos, cause essa sensação. Faz a gente sair da zona de conforto. Beijos!

      Excluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas como uma amiga queria tanto, eu comprei e dei de presente \o/ Fico feliz em saber que a história é boa!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Carla! Excelente presente, hein! Sua amiga vai ficar muito feliz, certamente. Beijos!

      Excluir
  8. Olá, ainda não li, gostei da sua resenha, porém não curti muito a premissa do livro :/

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tinha conhcido o autor, e gostei bastante enredo do livro, pelo fato que se passa em um jornal me cham,ou mas a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom. Leticia, recomendo. É o mesmo autor de "O Nome da Rosa". Você deve conhecer, pois até virou filme. Beijos!

      Excluir
  10. Olá Tatiana,
    Tenho muita certeza que vale a pena ler Umberto Eco, ele é um marco da literatura e tenho MUITA vontade de ler algo dele. Recentemente, quando soube do lançamento de Número Zero pensei que começar por ele era uma boa pedida e, mesmo você falando que a leitura torna-se maçante, acho que começarei por ele.
    Gostei muito da sua opinião. Acho que esse livro deve ter um tempo dedicado a ele. Espero fazer isso em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Bruna! Garanto que a leitura vale a pena. Beijos!

      Excluir
  11. Oii,

    Interessante essa história hein? Fiquei curiosa em conhecer essa história, mesmo com os pontos maçantes que citou. Mas se vale a pena, então vamos ler não é?? rsrs. Gostei da sua resenha.

    Priscila

    ResponderExcluir
  12. Olha sinceramente o livro em si não me chamou muita atenção, acho que é porque não faz o tipo de gênero de leitura que eu realmente goste sabe? Mas eu gostei de tudo que você colocou sobre o livro. Adorei o seu ponto de vista sobre ele, mas eu sinceramente seilá, não me senti atraída. Mas tenho visto algumas pessoas falando bem de alguns livros desse autor. Já vi na verdade, mas já tem um tempo. Agora lendo aqui em seu blog percebo o quanto deve ser interessante. Mas eu teria que ler para conhecer, porque nunca li nada do autor. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-eu-fiko-loko-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, os livro desse autor são sempre desafiadores. Claro que nem todos gostam, mas isso é normal, né? De qualquer forma, Umberto Eco já se tornou um cânone da literatura. Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  13. Wow, essa é a segunda resenha que leio a respeito dessa obra. A primeira já havia me feito incluir o livro entre os que desejo ler. A sua, agora, só vem reforçar essa decisão. Embora pareça um livro bastante preso ao contexto do jornalismo, o autor fez uso disso para uma crítica e tanto, não? Gostei muito e pretendo ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Francine, essa postura crítica é uma das características de Umberto Eco. Fico feliz que tenhas gostado. Beijos e boa leitura!

      Excluir
  14. Oláá
    Sua resenha está ótima e parece ser uma leitura interessante e que prende, eu adorei a entrevista, fiquei bem curiosa pela leitura, espero poder ler em breve e gostar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina! O livro é muito bom, você vai gostar. Beijos!

      Excluir
  15. Olá, gostei muito de sua resenha mas o livro não me agradou tanto assim, não sei bem dizer o porque mas me senti afastada dele, quanto a entrevista depois vou dar uma olhadinha com calma quando coloquei pra carregar, travou aqui .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, Beatriz. Nem sempre nos interessamos por um livro recomendado. Beijos!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?

    Acho que essa é a segunda resenha que eu leio sobre este livro. Mesmo ele não sendo muito comentado eu achei a história bem interessante. Não é muito o que estou acostumada a ler, mas gosto de variar e sempre conhecer estilos novos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom variar mesmo, Ana! Ainda mais se tratando de um autor da estatura de Umberto Eco, um dos grandes nomes da literatura universal. Beijos!

      Excluir
  17. Oiee ^^
    Esse livro não me chama a atenção, mas o Heitor, colunista lá do blog, leu e também gostou bastante. Não é um gênero que eu curta, então acho que é por isso que não tenho curiosidade de ler *-* É uma pena que seja maçante *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então o meu gosto para livros é parecido com o do Heitor, né? Beijos! ;)

      Excluir
  18. Oi Tati, sua linda, tudo bem
    Não gostaria de trabalhar nesse jornal não, risos... Adoro tramas de suspense e você me deixou muito curiosa com essa teoria da conspiração e do motivo pelo qual o autor teve que deixar essa narrativa um pouco mais lenta em determinado momento. Vou anotar a dica. Gostei da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gostaria, Cila, nem te conto! Fico feliz que você tenha se interessado pelo livro. Beijoca!

      Excluir
  19. Oiee.

    Já tinha visto a obra por aí, mas nunca cheguei a vê-lo e confesso que tenho minhas curiosidades em ler e espero realizar a leitura. Mas fiquei com um pouco de receio por causa do fator maçante.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda! Apesar de uma ou outra passagem mais cansativa, o todo da obra é excelente. Recomendo. ;) Beijos!

      Excluir
  20. Olá tudo bem??
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e lembro-me de ter curtido muito a premissa, mesmo não fazendo parte de minha zona de conforto... achei a proposta do livro bem interessante e acredito que a leitura, apesar de umas partes maçantes foi bem interessante.. xero!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    não conheço o autor e nem suas obras, parece ser um livro interessante mesmo com alguns pedaços cansativos, se vale a pena eu me interesso, mas não sei se leria por agora seria um desafio rs' mas gostei de saber mais sobre e sua opinião sobre a obra me deixou curiosa. Espero poder ler!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Conhecia o livro e percebo que ele é otimo né?! Mas confesso que não me interesso por ler, é um tipo de livro que me chama atenção. Mas para quem gosta é uma otima dica. E sua resenha esta muito bem escrita e foi o melhor de tudo sincera

    ResponderExcluir