Só por hoje e para sempre
Autor: Renato Russo
Editora Companhia das Letras
Ano: 2015
Número de páginas: 168
Skoob
No livro, conhecemos um Renato que luta para sobreviver ao alcoolismo e à dependência química. Foi escrito no período em que o músico esteve internado em Vila Serena para tratar-se da dependência. Entramos em contato com o seu mundo interior, que era riquíssimo, diga-se de passagem; com seus altos e baixos emocionais, tristezas, angústias e, também, com suas alegrias. Em um primeiro momento, pode parecer triste e, de certa forma, é, mas é também muito enriquecedor, pois, ao percebermos o humano que há no outro, nos humanizamos também. Ao lermos as páginas do diário de Renato, vamos descobrindo um pouco mais sobre a biografia do músico e, ao mesmo tempo, vamos acompanhando a avaliação, feita por ele, das situações vividas no passado. Uma espécie de inventário que Renato fez de sua própria vida. Considero leitura obrigatória para os fãs, e recomendável para todas as pessoas.
O projeto gráfico de Só por hoje e para sempre é fantástico, a capa é um primor, linda mesmo! Gostei muito do recurso de colocar algumas páginas com fragmentos escritos com a caligrafia de Renato, pois isso deu alma ao livro. E o melhor de tudo é que a Editora Companhia da s Letras lançará, nos próximos anos, mais textos inéditos de Renato Russo.
Oie!
ResponderExcluirConfesso que eu esperava mais, muito mais desse livro.
Tudo bem que a repetição é um recurso usado por ele, para conseguir sair da situação que estava, mas poderia ter sido melhor selecionado e nós não precisávamos ler da primeira a última página a história de hoje estou revoltado, hoje estou bem, vou superar, não sei se consigo. Achei bem repetitivo mesmo, mas é bacana e quero ler mais livros lançados em relação a ele.
Olha como são as coisas, Tamara! Comigo aconteceu o contrário. Eu comprei o livro há algum tempo e resisti para ler porque, pelo fato de ser um diário verdadeiro, achei que seria algo muito cansativo. Há vários livros escritos em forma de diário que são excelentes, mas são ficção, o que significa que houve uma elaboração artística das palavras, que houve um empenho do autor para envolver o leitor. Eu um diário verdadeiro isso não ocorre. É um texto meramente confessional. Por isso digo que o que mais gostei foi a humanidade do livro. Obrigada pelo seu comentário!
ExcluirOlá! PArabéns por sua resenha. O livro é bem interessante, mas te confesso que não é bem o tipo de leitura que curto. Gosto de algumas músicas do Renato Russo, e com certeza ele foi um grande artista. Beijos!
ResponderExcluirhttp://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/
Pois é, Suzana, nem todos gostamos do mesmo tipo de leitura. Na minha opinião, isso é bom. Acho que essas diferentes visões sobre um determinado livro é que fazem essas trocas em nossos blogs valerem a pena. Afinal, aprendemos muito mais com o diferente do que com o igual a nós. Obrigada pelo comentário! Beijos!
ExcluirSou de uma geração que ouviu muto legião urbana e que não parou de ouvir quando o Russo morreu. Quero muito ler este livro, andei folheando na livraria e a diagramação está show!!!
ResponderExcluirhttp://meuamorpeloslivros.blogspot.com.br/
beijos
Para mim foi uma excelente leitura, valeu muito a pena e eu recomendo. Se quiser compartilhar as tuas impressões depois da leitura, ficarei muito feliz. Obrigada pelo comentário!
ExcluirNão sei, passei pela faze Legião Urbana muito rapidamente, mas o que achei interessante no livro é conhecer a mente de alguém no estado em que ele estava.
ResponderExcluirwww.poyozodance.blogspot.com.br
Concordo contigo, Daniele. Creio que quanto mais conhecemos sobre o que acontece com o ser humano, mesmo que seja algo que não acontece conosco, mais ricos nos tornaremos como seres humanos também. Obrigada pelo comentário!
ExcluirNão li ainda, mas se as músicas dele forem um indício do que vem a ser o livro, então, é sucesso garantido!
ResponderExcluirBeijos,
entreoculoselivros.blogspot.con
Acho que será um sucesso sim, Thayenne, como foram as suas músicas. Obrigada pelo comentário!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirConfesso que não sou fã dele, sei da sua importância na música brasileira, mas não é o tipo de música que ouço. Quanto ao livro, acho que os fãs vão amar conhecer um pouco mais do Renato como pessoa, porque como músico, nós já o conhecemos.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Apesar de todo o sucesso que ele faz, não são todas as pessoas que gostam. Eu acho isso algo muito positivo. Fico muito desconfiada sempre que todo mundo tem a mesma opinião sobre algo. Concordo com Nelson Rodrigues quando ele dizia que toda a unanimidade é burra. E sim, acho que os fãs vão amar o livro. Obrigada pelo comentário, Kamila!
ExcluirOiiie!
ResponderExcluirAh, surtos de fãs são permitidos em alguns casos, haha!
Adorei saber que a edição tem pedaços escritos por ele e que em breve haverá mais textos! E inéditos!!!
Parabéns pelo post! Você conseguiu me deixar animada com a obra, mesmo que eu não seja fã como você, haha!
Beijos,
Alê
http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/
Obrigada, Ale, que simpática você, hein! Fico feliz que tenha gostado. Agradeço o comentário!
ExcluirOlá, Tatiana.
ResponderExcluirEu não gosto muito de ler biografias. mas esse é um livro que me interessa. Apesar de não ser tão fã, eu gosto da voz dele. Já li um livro assim do John Lennon e gostei bastante, por isso achoque iri gostar, mesmo não sendo meu estilo de livro.
Blog Prefácio
Também já li uma biografia de John Lennon. Quem sabe até foi o mesmo livro, né? Obrigada pelo comentário, Sil!
ExcluirOi,
ResponderExcluirNão tenho muito interesse quando se trata de biografias mas tenho muita vontade de ler esse livro! Gosto bastante das músicas dele e mais ainda da pessoa que ele foi.
Vitória Zavattieri
Corujas de Biblioteca
Também gosto, Vitória. Nem precisa falar, né? O livro mostra um lado dele que, apesar de sombrio, é extremamente humano e, por isso, comovente. Obrigada pelo comentário!
ExcluirOlá, adorei a sua resenha, pena que eu não me interessei no livro, não sou acostumada a ler esse gênero então eu não leria ele no momento, quem sabe mais para frente.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Sim, Kétrin, é bem assim mesmo. Temos momentos. Às vezes, algo que não nos interessa agora, poderá despertar interesse no futuro. Obrigada pelo comentário!
ExcluirRenato Russo sempre será um ícone de muito valor, sua maneira de pensar e de expor são de uma riqueza ímpar, tenho muita vontade de ler esse livro e espero fazer isso em breve.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Livreando | Facebook
Sim, Renato Russo já entrou para a história da música brasileira. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo comentário!
ExcluirAcho lamentável um cara com a inteligência dele não estar mais aqui conosco!
ResponderExcluirSim, ele fez besteira quando se envolveu com drogas e bebidas..ele fez besteira quando não conseguiu parar...
Mas é inegável que ele foi um ícone, ele moldou toda uma geração...
Adorei sua resenha!!!
Bjs
Eu Pratico Livroterapia
Concordo, Denise, é mesmo lamentável! Ele perdeu a vida e nós perdemos todas as canções que ele poderia ter feito se estivesse vivo. Infelizmente, toda a inteligência e sensibilidade que ele tinha não foram suficientes para conter o seu instinto autodestrutivo. Que pena! :'( Obrigada pelo comentário!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirAcho que sou a única pessoa que nunca se interessou por nada relacionado a ele, mas o meu primo comprou esse livro e adorou ele, vive recomendando para eu ler, só que...
http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/
Ah, pois é, Gabriel! Eu acho que a intenção do teu primo é ótima, mas na minha opinião, leitura tem tudo a ver com paixão. No teu caso, talvez não seja mesmo uma leitura adequada, né? Obrigada pelo comentário!
ExcluirOiiiie
ResponderExcluirEu estou looouca para ler esse livro pois adoro o cantor e suas musicas, além do mais vi várias resenhas elogiando haha as frases são inspiradoras
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Sim, Catharina, também gosto muito das frases. Tanto que até sigo um perfil no Twitter. Acho que, se você gosta dele, as chances de gostar do livro são grandes. Obrigada pelo comentário!
ExcluirAchei tão bacana este livro , é uma oportunidade unica de pessoas que assim como eu não foram da geração legião urbana , termos a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre um homem com uma mente tão incrível ,com um talento sem igual e que infelizmente fez escolhas incertas e seguiu por um caminho tão destrutivo que é as drogas.
ResponderExcluirRenato Russo é ícone da musica Brasileira e marcou muitas gerações , que fez e faz sucesso até hoje , e que nos deixou como legado suas belas canções.
Adorei o post
Beijos
Nossa, Aline, concordo plenamente contigo em tudo! Que bom que você tem essa visão. Algumas pessoas deixam de se interessar por obras artísticas ou literárias simplesmente por pertencerem a gerações anteriores às suas. No entanto, eu penso que a verdadeira obra de arte é atemporal. Obrigada pelo comentário!
ExcluirOlha eu não conhecia esse livro e até então li poucas biografias, mas eu gostei bastante de tudo que colocou em sua resenha, até porque é bem legal conhecer a vida de um cantor ou ator que gostamos. O único que li até agora pra te falar a verdade foi da Miley Cyrus. Gostei muito até porque me mostrou muitas coisas que eu não sabia dela. Mas tipo, eu ainda quero conhecer de outras pessoas. Acho bem legal, até porque você passa a entender o ser humano, não a pessoa famosa. Enfim...Uma resenha ESPETACULAR...Parabéns!
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-jardim-de-espelhos.html
Pois é, Silvana, acho que é bem por aí mesmo. Esse tipo de literatura não serve somente para entretenimento, vai além disso, pois nos torna mais sensíveis a tudo que diz respeito ao ser humano. Como já falei anteriormente, o encanto da obra está na sua humanidade. Obrigada pelo comentário!
ExcluirAdorei pretendo ler esse livro em breve, quando eu terminar de ler eu te procuro para discutirmos sobre ele!
ResponderExcluirbjs
Que bom que gostou, Arthur! Será um prazer discutir o livro. Obrigada pelo comentário!
ExcluirEu tenho muuuuuuuuuita vontade de ler esse livro. Muita, muita *0*
ResponderExcluirParabéns pela resenha!!
Ameei seu blog!!
Beijinhos :*
Sankas Books
Obrigada, Thay!
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha visto este livro em outros blogs e confesso que estou morrendo de vontade de ler.
A Companhia da Letras está de parabéns.
Como sou muito fã da banda, vou adquiri-lo em breve.
Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/
Pois é, Sávio, o melhor de tudo é que a editora publicará mais textos inédito de Renato Russo nos próximos anos. Para nós que somos fãs é uma excelente notícia! Obrigada pelo comentário!
ExcluirOi Tatiana, tudo bem?
ResponderExcluirTambém adoro Renato Russo e tenho vontade de conhecer mais sobre a trajetória desse artista que ainda ganha muitos fãs após sua morte. Com certeza esse é um livro que vale a pena não apenas para fãs, mas para admiradores de um bom profissional da música.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
É verdade, Glaucia! Acho que mesmo aqueles que não são fãs devem reconhecer que Renato Russo fez história na música brasileira. Obrigada pelo comentário!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirTambém li o livro e acho que vale muito a pena ler. Adorei conhecer esse lado do Renato. O lado que tinha medo e que sofria. Foi bacana ver seus medos e inspirações.
Adorei sua resenha e estou muito ansiosa para os novos lançamentos da Companha das Letras.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Sim, Bruna, esse lado que tinha medo e sofria é o que chamo de homem por trás do mito e, como já disse em outro momento, reside aí todo o encanto da obra. Obrigada pelo comentário!
ExcluirApesar de ter bastante curiosidade para ler esse livro por ser fã do Renato, tenho medo de lê-lo pelo mesmo motivo. Admiro muito toda a caminhada e feitos dele, mas ler esse livro me faz sentir invadindo a privacidade dele... Tbm por ter sido publicado recentemente, e não lá atrás. Me faz pensar se ele realmente queria isso...
ResponderExcluirGostei muito do post!
Beijos
Entendo a tua preocupação! Mas pelo que foi relatado pelo próprio filho de Renato, parece-me que ele queria sim, que escreveu os diários com essa intenção. Obrigada pelo comentário!
ExcluirEu adoro legião urbana ainda mais Renato Russo, já estou com esse livro e não vejo a hora de ler, a intensidade de Renato o faz único, seja em qual sentimento for, vou adorar saber mais nesse período quem se tratou, saber de seus pensamentos e desejos. A capa está linda. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Concordo que sua intensidade o tornava único, mas também o fez sofrer bastante. Obrigada pelo comentário!
ExcluirOlá,
ResponderExcluirEsse livro me deixou SUPER melancólica, eu adoro Legião e Renato, então fiquei animada com a perspectiva de ler algo tão pessoal dele. Mas eu confesso que fiquei na fossa, além de ter visto um outro lado dele.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Sim, conseguimos enxergar mais do ser humano que ele era. Acho que o livro tem uma aura melancólica mesmo. Obrigada pelo comentário!
Excluir