Número Zero, o mais recente romance de Umberto Eco, lançado no Brasil pela Editora Record, apresenta-nos os bastidores da redação de um jornal. Falando assim, pensamos logo em um veículo de informação. Porém, informar não é propriamente a proposta desse jornal. Trata-se daquilo que costumamos chamar de imprensa marrom. O jornal tem como principal objetivo promover a difamação. Sua equipe de redatores é composta por tipos curiosos, com características bem peculiares, e a principal delas, comum a todos os componentes do grupo, é o fato de serem todos frustrados, não só na profissão, mas na vida. Isso talvez explique a razão pela qual se submetem a um trabalho tão degradante.
O livro é narrado em primeira pessoa e inicia pelo final, com o nosso protagonista apresentando-se como um fracassado que, perseguido por alguém, sente medo de morrer. A partir do segundo capítulo ele começa a contar a razão desse medo, que trata de uma trama que data do fim da Segunda Guerra Mundial envolvendo um suposto falso Mussolini. No desenrolar da trama, não temos a noção exata do que é verdadeiro e do que é paranoia de Braggadocio, personagem que investiga a suposta conspiração. O fato é que, em um dado momento, surge um cadáver e um documentário ratificando a tal teoria da conspiração. O que nos leva à fuga de um casal apaixonado.
Por vezes, o livro torna-se um pouco maçante, principalmente nas passagens em que Braggadocio narra as suas descobertas e as suas suposições a cerca da tal teoria. No entanto, um leitor atento perceberá, facilmente, que há um propósito para isso, o que só faz enriquecer a obra. Obviamente, não direi qual o propósito. Deixarei o prazer da descoberta para o leitor. Direi apenas que vale muito o tempo gasto na leitura de cada página de Número Zero, mais uma pérola de Umberto Eco.
Em entrevista, Umberto Eco fala sobre Número Zero:
Ola Tati mesmo nos mostrando os bastidores, o que sempre nos deixa curiosos, dessa vez o livro e a premissa não me chamaram atenção, deve ser por estar em leitura de romances . Quem sabe em outro momento eu leio. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Sim, Joyce, nem todos gostam de Umberto Eco mesmo. Seus romances são muito cerebrais, são como quebra-cabeças. Eu adoro! Obrigada pela visita! Beijos! ;)
ExcluirNossa Tati, achei interessante o livro nos mostrar os bastidores da redação de um jornal!
ResponderExcluirNão sou muito de ler esse tipo, mas acho que conheço alguém que vai gostar! Adorei a capa.
Beijos♥
http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/
Verdade, Ariane, a capa é mesmo muito linda. Obrigada pela visita! Beijos!
ExcluirAcho que só sendo muito frustrado mesmo pra aceitar um trabalho desses... não ia achar nada legal trabalhar num jornal desse tipo. Pena que o livro se torna um pouco maçante às vezes, mas que bom que deu pra notar que isso era meio necessário e que achou que a leitura valeu a pena. Tenho muita curiosidade de ler algo do autor, de repente começo por esse livro.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi, Ju! Esse autor tem vários livros bons. O mais conhecido é "O Nome da Rosa", que inclusive já virou filme. Obrigada pelo comentário! Beijos!
ExcluirOie!
ResponderExcluirEu nunca li nada ou ouvi falar desse autor, pelo menos não que eu me recorde. Nunca li um livro com trama parecida, achei que eu ficaria enfadada com a estória pelo simples fato do narrador se achar um fracassado e ter pensamentos pessimistas. Mas eu gosto e acho interessante começar uma estória a partir do fim. Creio que é bem inteligente. Aí depois eu li Segunda Guerra no meio do texto e abri um sorrisão!!! Eu gosto bastante de conhecer um pouco mais das guerras e leio livros de História Geral, sabe!?
Que bom que gostou da leitura e que até a parte massante fez sentido!!
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela
Oi, Alana! Acho que você já deve ter ouvido falar sim, mas não lembra. Ele é autor do livro "O Nome da Rosa", que virou filme. Ambos, tanto o livro quanto o filme fizeram muito sucesso. Beijos!
ExcluirOi, tinha lido a sinopse desse livro na news da editora que recebi, mas não pensei que seria assim o assunto, em um dardo momento a sinopse te leva a crer que o autor falará dos bastidores de um jornal e não da vilã de todos os jornalistas e famosos, a imprensa marrom. Gosto do assunto jornalismo, é uma coisa que me chama muito a atenção, mas não sei se leria esse livro por agora, você ter citado que ele foi maçante por alguns momentos me deixou um pouco desanimada. Mas anotei a dica, mais pra frente a minha opinião poderá mudar.
ResponderExcluirbjs
Olá, Simeia! Espero que mude sim, pois o livro é excelente. A trama é muito inteligente e desafiadora. Beijos!
ExcluirOie o/
ResponderExcluirO que mais me chamou atenção mesmo foi o fato do jornalismo, adoro quando envolvem essa profissão. Mas confesso que me desanimei um pouco, principalmente quando você disse que o livro chega a ser massante. Mas me pareceu um livro bem inteligente, então quando surgir a "vive" de livros inteligentes, vou me lembrar desse!
Xx- Thata
Sim, Thamires é muito inteligente. É o tipo de livro que, além de entreter, faz pensar. Talvez por isso, em alguns momentos, cause essa sensação. Faz a gente sair da zona de conforto. Beijos!
ExcluirOie!
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas como uma amiga queria tanto, eu comprei e dei de presente \o/ Fico feliz em saber que a história é boa!
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Uau, Carla! Excelente presente, hein! Sua amiga vai ficar muito feliz, certamente. Beijos!
ExcluirOlá, ainda não li, gostei da sua resenha, porém não curti muito a premissa do livro :/
ResponderExcluirBeijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Obrigada, Thayenne! Beijos!
ExcluirEu ainda não tinha conhcido o autor, e gostei bastante enredo do livro, pelo fato que se passa em um jornal me cham,ou mas a atenção!
ResponderExcluirO livro é muito bom. Leticia, recomendo. É o mesmo autor de "O Nome da Rosa". Você deve conhecer, pois até virou filme. Beijos!
ExcluirOlá Tatiana,
ResponderExcluirTenho muita certeza que vale a pena ler Umberto Eco, ele é um marco da literatura e tenho MUITA vontade de ler algo dele. Recentemente, quando soube do lançamento de Número Zero pensei que começar por ele era uma boa pedida e, mesmo você falando que a leitura torna-se maçante, acho que começarei por ele.
Gostei muito da sua opinião. Acho que esse livro deve ter um tempo dedicado a ele. Espero fazer isso em breve.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Que bom que você gostou, Bruna! Garanto que a leitura vale a pena. Beijos!
ExcluirOii,
ResponderExcluirInteressante essa história hein? Fiquei curiosa em conhecer essa história, mesmo com os pontos maçantes que citou. Mas se vale a pena, então vamos ler não é?? rsrs. Gostei da sua resenha.
Priscila
Obrigada! O livro é excelente, recomendo. Beijos!
ExcluirOlha sinceramente o livro em si não me chamou muita atenção, acho que é porque não faz o tipo de gênero de leitura que eu realmente goste sabe? Mas eu gostei de tudo que você colocou sobre o livro. Adorei o seu ponto de vista sobre ele, mas eu sinceramente seilá, não me senti atraída. Mas tenho visto algumas pessoas falando bem de alguns livros desse autor. Já vi na verdade, mas já tem um tempo. Agora lendo aqui em seu blog percebo o quanto deve ser interessante. Mas eu teria que ler para conhecer, porque nunca li nada do autor. Enfim...
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-eu-fiko-loko-2.html
Silvana, os livro desse autor são sempre desafiadores. Claro que nem todos gostam, mas isso é normal, né? De qualquer forma, Umberto Eco já se tornou um cânone da literatura. Obrigada pelo comentário! Beijos!
ExcluirWow, essa é a segunda resenha que leio a respeito dessa obra. A primeira já havia me feito incluir o livro entre os que desejo ler. A sua, agora, só vem reforçar essa decisão. Embora pareça um livro bastante preso ao contexto do jornalismo, o autor fez uso disso para uma crítica e tanto, não? Gostei muito e pretendo ler.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Sim, Francine, essa postura crítica é uma das características de Umberto Eco. Fico feliz que tenhas gostado. Beijos e boa leitura!
ExcluirOláá
ResponderExcluirSua resenha está ótima e parece ser uma leitura interessante e que prende, eu adorei a entrevista, fiquei bem curiosa pela leitura, espero poder ler em breve e gostar
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Obrigada, Catharina! O livro é muito bom, você vai gostar. Beijos!
ExcluirOlá, gostei muito de sua resenha mas o livro não me agradou tanto assim, não sei bem dizer o porque mas me senti afastada dele, quanto a entrevista depois vou dar uma olhadinha com calma quando coloquei pra carregar, travou aqui .
ResponderExcluirÉ assim mesmo, Beatriz. Nem sempre nos interessamos por um livro recomendado. Beijos!
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que essa é a segunda resenha que eu leio sobre este livro. Mesmo ele não sendo muito comentado eu achei a história bem interessante. Não é muito o que estou acostumada a ler, mas gosto de variar e sempre conhecer estilos novos.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
É sempre bom variar mesmo, Ana! Ainda mais se tratando de um autor da estatura de Umberto Eco, um dos grandes nomes da literatura universal. Beijos!
ExcluirOiee ^^
ResponderExcluirEsse livro não me chama a atenção, mas o Heitor, colunista lá do blog, leu e também gostou bastante. Não é um gênero que eu curta, então acho que é por isso que não tenho curiosidade de ler *-* É uma pena que seja maçante *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Ah, então o meu gosto para livros é parecido com o do Heitor, né? Beijos! ;)
ExcluirOi Tati, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirNão gostaria de trabalhar nesse jornal não, risos... Adoro tramas de suspense e você me deixou muito curiosa com essa teoria da conspiração e do motivo pelo qual o autor teve que deixar essa narrativa um pouco mais lenta em determinado momento. Vou anotar a dica. Gostei da resenha.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Eu também não gostaria, Cila, nem te conto! Fico feliz que você tenha se interessado pelo livro. Beijoca!
ExcluirOiee.
ResponderExcluirJá tinha visto a obra por aí, mas nunca cheguei a vê-lo e confesso que tenho minhas curiosidades em ler e espero realizar a leitura. Mas fiquei com um pouco de receio por causa do fator maçante.
Beijos da Fê
As Catarina´s
Olá, Fernanda! Apesar de uma ou outra passagem mais cansativa, o todo da obra é excelente. Recomendo. ;) Beijos!
ExcluirOlá tudo bem??
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio desse livro e lembro-me de ter curtido muito a premissa, mesmo não fazendo parte de minha zona de conforto... achei a proposta do livro bem interessante e acredito que a leitura, apesar de umas partes maçantes foi bem interessante.. xero!!!
Sim, foi muito interessante mesmo, Diana! Beijos!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirnão conheço o autor e nem suas obras, parece ser um livro interessante mesmo com alguns pedaços cansativos, se vale a pena eu me interesso, mas não sei se leria por agora seria um desafio rs' mas gostei de saber mais sobre e sua opinião sobre a obra me deixou curiosa. Espero poder ler!
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/
É um ótimo livro, Thais. Obrigada pela visita.
ExcluirConhecia o livro e percebo que ele é otimo né?! Mas confesso que não me interesso por ler, é um tipo de livro que me chama atenção. Mas para quem gosta é uma otima dica. E sua resenha esta muito bem escrita e foi o melhor de tudo sincera
ResponderExcluirÉ ótimo sim, Brubs. Obrigada pela visita.
Excluirsalt likit
ResponderExcluirsalt likit
dr mood likit
big boss likit
dl likit
dark likit
X05
Litvanya yurtdışı kargo
ResponderExcluirLüksemburg yurtdışı kargo
Macaristan yurtdışı kargo
Malta yurtdışı kargo
Polonya yurtdışı kargo
HCB
Portekiz yurtdışı kargo
ResponderExcluirRomanya yurtdışı kargo
Slovakya yurtdışı kargo
Slovenya yurtdışı kargo
İngiltere yurtdışı kargo
WYNL
Yunanistan yurtdışı kargo
ResponderExcluirAfganistan yurtdışı kargo
Amerika Birleşik Devletleri yurtdışı kargo
Amerika Samoası yurtdışı kargo
Angola yurtdışı kargo
HDMH