Pulp, de Charles Bukowski - Editora L&PM

Pulp, de Charles Bukowski - Editora L&PM
Pulp
Autor: Charles Bukowski
Editora L&PM
Ano: 2014
Número de páginas: 175

Último livro escrito por Charles Bukowski antes de sua morte, Pulp, publicado pela Editora L&PM, faz referência (como uma espécie de homenagem) aos livros de bolso ou revistas impressos em papel barato, fabricados com a polpa da celulose, vendidos nas bancas de revista e considerados literatura menor. Esses livros/revistas surgiram na década de 1900 e se mantiveram populares até meados da década de 1970. O livro de Bukowski narra a história do detetive Nick Belane, homem de 55 anos, profissional decadente e fracassado, que sofre de crises depressivas e costuma exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.  

Nick Belane, narrador/protagonista, que atua como detetive particular na cidade de Los Angeles, é procurado, certo dia, por uma cliente muito especial, uma mulher belíssima, sexy, de longas e lindas pernas, chamada Dona Morte. Ela o contrata para que ele encontre o escritor francês Celine, falecido em  1961, que teria sido visto em uma livraria. A partir daí segue-se uma narrativa cuja trama é repleta de situações bizarras, com direito a personagens alienígenas,  que nos fazem questionar a sanidade mental do protagonista. Nesta obra, Bukowski consegue juntar três ingredientes que funcionam muito bem: humor, acidez e senso crítico. Embora seja um livro que nos traga algumas reflexões, presenteia-nos com muito divertimento. Pode-se dizer que se trata de uma leitura leve e agradável.


Pulp, de Charles Bukowski - Editora L&PMAlguns críticos defendem que a perseguição da morte, sofrida pelo personagem Nick Belane na história seria uma referência do autor ao modo como ele se sentia no período em que escreveu a obra, pois nessa época Bukowski já lutava para sobreviver à leucemia. Apesar disso, esse livro não possui o mesmo caráter autobiográfico dos anteriores. Outro fator importante é a ausência de cenas fortes de sexo, como há em outros trabalhos do autor. Pulp está longe de ser o meu livro preferido de Charles Bukowski, ainda assim é muito bom. Garanto que vale a leitura. 

Pulp, de Charles Bukowski - Editora L&PM

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário