Traição do Destino, de MaryLu Tyndal: uma reflexão sobre a liberdade - Editora Fundamento

Uma das coisas que mais me agradam em uma obra literária, é a sua capacidade de nos fazer refletir sobre temas universais. Traição do Destino, de MaryLu Tyndal, da Editora Fundamento, é um desses casos. Trata-se de um belíssimo romance de época cujo tema principal é a liberdade. Creio que não há como questionar o valor da liberdade, já que, em vários momentos da história da humanidade, houve pessoas que deram a própria vida, nosso bem maior, lutando por ela, lutando pela liberdade.

O ano é 1812. A história inicia em Barbados, no Caribe, com uma escrava branca, chamada Althea Claymore, fugindo de seu senhor, o cruel fazendeiro Walter Miles. A jovem consegue uma vaga em um navio com destino a Charleston. Tudo o que possui, além de uma quantia irrisória em dinheiro, é um colar de pérolas negras, herança de sua mãe. Chegando a Charleston, Althea, que agora se chama Adália Winston, é acolhida pelo padre, que consegue para a jovem um trabalho como assistente do médico da cidade, o doutor Willaby, já que a moça tem conhecimentos sobre ervas que curam.

Adália jamais esteve tão feliz, com um lar e um trabalho digno. Porém, a jovem não imaginava que, em um atendimento a um escravo doente, conheceria o amor de sua vida, e que, por ironia do destino, ele seria filho de um rico fazendeiro, proprietário de muitos escravos. Após resistir muito ao sentimento que considera inadequado, devido à sua condição, Adália assume-se apaixonada por Morgan Rutledge.  Adália passa a frequentar bailes, concertos e outros eventos com a elite de Charleston, mas nunca chega a ser completamente aceita pelos amigos de Morgan, sobretudo por Emerald, que pretende casar-se com o jovem. 

Emerald descobre o segredo de Adália e a denuncia. Descoberta, a escrava branca é entregue a seu dono, e repudiada pela sociedade de Charleston. E então, surge a dúvida: será que Norman vai aceitar a condição de sua amada e lutar por ela, ou vai continuar sendo, também, um escravo, porém, não de um fazendeiro, mas escravo de uma posição social que o limita e que o impede de ser feliz e realizar os sonhos de sua vida: casar-se com a mulher amada e tornar-se um marinheiro.

Traição do Destinotraz uma reflexão sobre a liberdade, sim, mas não somente sobre a liberdade de uma escrava, em um determinado momento histórico. A obra vai além disso, e nos faz pensar sobre a escravidão nossa de cada dia, sobre uma sociedade escrava das convenções sociais, das opiniões alheias e de tudo aquilo que nos obrigam a ser, que nos impingem desde a mais tenra infância, nos forçando a creditar que é natural que sejamos o que a sociedade determina, mesmo que para isso tenhamos que abrir mão do que somos em essência. É uma bela obra, com um final mais belo ainda. Recomendo aos sensíveis, aos românticos e, sobretudo, recomendo aos inconformados.

Para comprar o livro, clique AQUI.


34 comentários:

  1. Que livro lindo! Bem o tipo que gosto, além de romântico, tem conteúdo. Vou incluir nas minhas próximas compras. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo mesmo, você não se arrependerá da leitura! ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Não conheçia a obra e realmente me pareceu uma leitura além de apaixonante, extremamente forte e tocante já que trata de assuntos ainda hoje tão reais como a liberdade e aceitação pessoal. Com certeza uma leitura obrigatória. Um grande abraço!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito gostosa, Nádya. Recomendo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oie, putrz que livro maravilhoso, além de tratar da nossa própria escravidão (que aliás bem colocado viu) fala também do preconceito de cada dia... Acho que obras que nos fazem refletir deveriam ser mais lidas.
    As pessoas precisam de livros assim na vida viu.
    Uma excelente dica de livro, reflexão e um romance ainda entre personagens.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Helana, livros que nos fazer pensar sobre algo importante, além de nos emocionar, são impagáveis. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Que capa linda! Esses romances históricos que trazem temas sérios, deveriam ser mais publicados, são tão incriveis! É fantastico quando um livro te enche de carga emocional boa e ainda te deixa madura o suficiente para questionar os acontecimentos a sua volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Dayhara, essa é toda a graça da leitura. A capa é muito bonita mesmo! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Oie, tudo bem?

    Comecei a ler a sinopse e... Escrava Isaura! Escrava branca que luta contra a crueldade da escravidão e tenta de todas as maneira se livrar de Leôncio, seu dono. O tema é meio universal, então nem passa pela minha cabeça problemas como o que aconteceu com a História de Pi!

    Linda resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para nós, brasileiros, é meio difícil ouvir falar em escrava branca e não lembrar da obra do escritor romântico Bernardo Guimarães, até mesmo pelo sucesso estrondoso da telenovela de mesmo nome. Particularmente, eu gostei mais de Traição do Destino. A luta pela liberdade é um tema universal, sim, e a falta dela sempre nos toca profundamente. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá flor, eu ainda não tinha ouvido falar sobre essa obra, fiquei interessada. Ela aborda assuntos importantes principalmente pelo modo de formação do nosso país, onde muitos conviveram e sentiram na pele (literalmente) as dores da escrevidão. A capa também é algo que chama bastante a atenção do leitor.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu ainda não conhecia o livro e apesar de a capa ter uma certa beleza eu achei um pouco pesada e ao ler a resenha pude perceber o motivo. Achei a base da história muito interessante e fiquei instigada para ler. Gostei bastante do enredo e acredito que se fosse ler a obra, eu me encantaria pelo livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente você se encantaria, Beatriz, é um livro belíssimo! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu estou numa fase em que estou super amando romances históricos! *O* E esse me chamou MUITA atenção!

    Eu achei incrível isso da liberdade! Não somente da liberdade de ir e vir, mas, a de ser e fazer o que quer, como você mesma disse. Hoje as pessoas estão escravizadas de tantas formas, não é? E esse livro é uma ótima oportunidade para parar e refletir sobre isso.

    Amei sua resenha, ficou linda! <3


    Beijos e até!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lorrane, já começamos o dia escravos do despertador. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Você tem razão! Livros que possuem carga reflexiva geralmente são muito bons. Eu adoro esse tipo de leitura. Esse livro parece ser uma leitura um tanto quanto pesada... Pelo menos para mim e, no momento, não é o que procuro. Mas me interessei MUITO pela obra e já anotei a dica! :) Além disso, achei muuuuito interessante o fato de tratar de mais de um tipo de liberdade.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada leitura tem o seu momento, não é, Juliana? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Tatiana, gostei muito da premissa do livro.
    Amo livros de época e pelo pouco que você falou já fiquei mega curiosa para ler, também amei a capa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. apesar de ser um romance [não sou chegada a um], a premissa dele traz uma crítica importante que é a questão do preconceito de classes e talz... achei incomum o fato de se tratar de uma escrava branca [lembrei de Isaura]... mas a capa não me encantou, e sou muito chata com capas xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lembrei-me da Isaura, acho que não tem como não lembrar, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Olá, eu nem costumo ler esse tipo de romance, mas fiquei encantada com sua resenha, pois não havia pensado na história dessa forma reflexiva, mas no decorrer da leitura, vi que trata-se de um enredo muito rico, do tipo que vale a pena a leitura. Ótima resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia o livro, mas não tinha lido resenha dele, e por ser romance de época, estava loca para saber mais dele. Agora ele está indo para minha lista de leituras.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que colocou em sua lista, você não se arrependerá. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Oi, não conhecia a obra, mas ela parece ser bem interessante e nos fazer refletir basteante sobre a escravidão, tanto pelo que os escravos passaram como também pelo que a sociedade poe nos influenciar a fazer.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Brenna, a reflexão é bem por aí mesmo. no fim das contas, podermos ser escravos sem sequer nos darmos conta disso. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Olá!
    Gostei muito da premissa. Mas o livro me ganhou mesmo no seu último parágrafo, quando diz as mensagens e reflexões que o livro desperta em seus leitores.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gustavo, o livro é muito gostoso de ler, mas poder fazer essas reflexões é, sem nenhuma dúvida, o que de melhor ele nos traz. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Genteeeee!
    Que história linda! Fui lendo sua resenha e conseguindo imaginar os personagens e sua situação dificilima e fiquei agoniada e muuuito curiosa.... Adoraria poder ler esse livro. Linda resenha.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiiie
    muito legal sua resenha e parece ser uma ótima dica de leitura para quem curte esse tipo de livro, não é meu caso mas mesmo assim, vou anotar para ler um dia

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Catharina, se algum dia você ler, espero que goste também. Obrigada pelo comentário!

      Excluir