Uma estranha na cidade, livro de crônicas de Carol Bensimon - Editora Dublinense

Uma estranha na cidade, livro de crônicas de Carol BensimonEmbora goste muito de ler crônicas, fazia algum tempo que não lia nada do gênero. Não podia ter recomeçado de forma melhor. Uma estranha na cidade, de Carol Bensimon, publicado pela Editora Dublinense, foi um livro cuja leitura me causou muito prazer. Embora já tivesse ouvido falar da autora algumas vezes (muito bem, diga-se de passagem), ainda não tinha lido nenhum de seus livros. O que posso dizer dessa "estreia", é que a obra suplantou todas as minhas melhores expectativas. A Carol tem um domínio incrível da linguagem, escreve muito bem, e aqui falo, não só como leitora, mas como profissional da área das letras. Suas ideias são consistentes e bem articuladas. É impossível não refletir com a leitura de suas crônicas. Carol Bensimon é natural de Porto Alegre. Já publicou o livro de contos Pó de parede e os romances Sinuca embaixo d'água e Todos nós adorávamos caubóis. Além disso, a autora escreve textos para jornais e blogues. 

Uma estranha na cidade é composto de 36 belíssimas crônicas que abordam temas variados, sempre com um colorido muito urbano. Inclusive, planejamento urbano é um tema bastante recorrente no livro, e sobre o qual a autora demonstra um considerável conhecimento. Alguns dos problemas trazidos dizem respeito à cidade de Porto Alegre, mas poderiam referir qualquer outra grande cidade brasileira, dado o seu caráter atual. Além de planejamento urbano, Carol trata, neste livro, de outras questões igualmente importantes, tais como: o impacto da tecnologia no nosso cotidiano, relacionamentos, orientação sexual, viagens, entre tantas mais, de igual relevância, demonstrando sempre uma clareza de ideias que torna o texto encantador. Carol é uma escritora jovem, seu texto, porém, possui um alcance que vai além de sua idade, demonstrando uma visão de mundo madura e bem refletida. Recomendo com muito gosto a leitura de  Uma estranha na cidade, não só para aqueles que desejam encontrar na obra uma fonte de prazer, mas também de conhecimento. É ideal para pessoas que buscam olhar o cotidiano por um novo prisma. 

Uma estranha na cidade, livro de crônicas de Carol Bensimon

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

16 comentários:

  1. Nao faz muito meu gênero a leitura mas gostei bastante da sua resenha. Deu um. Gostinho de curiosidade. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, para mim, valeu muito a leitura. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu gosto bastante de contos e crônicas e acho que deva ser uma leitura agradável, eu ainda não conhecia mas pelo que vi aqui, pode ser que eu goste também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi uma ótima escolha, Beatriz. A Carol escreve muito bem. Agora estou querendo ler os seus livros de ficção. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oie, eu não sou tão ligada em crônicas mas já tinha ouvido falar que esse livro é muito bacana então estou bem a fim de conhecer. adorei saber que a autora apesar de jovem mostra esse domínio e maturidade do que fala, e por ela abordar tantos temas bacanas para a nossa atualidade, espero gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você gostará muito, Tamara, recomendo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oi, Tati

    Eu não costumo ler coletânea de crônicas, gosto mais dos textos avulsos, acho que funciona melhor.
    Que bom que seu recomeço foi tão bacana. Os temas são mesmo bem relevantes e atuais, então acredito mesmo que seja uma otima leitura.
    Não conhecia a autora e nem sabia que ela tinha várias obras publicadas. Desejo muito sucesso.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora tem vários textos pela internet, que sabe você se anima a ler algum avulso e gosta, né? :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Olá Tati,
    Nossa, esse livro te marcou mesmo, hein? Você se desdobrou em elogios e como isso foi gratificante de ter lido.
    Adorei saber que a autora escreve bem, hoje em dia é difícil encontrarmos isso. Diferente de você, não curto muito livros de crônica e leio poucos, mas esse me encantou!
    Adorei saber que esse livro é ideal para quem busca um olhar do cotidiano sobre outro prisma.
    Anotei a dica.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comum encontrar pessoas que escrevam, mas muito raro encontrar que escreva realmente bem. Fico feliz que você tenha gostado, ainda que não curta muito a leitura de crônicas. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. O livro não chamou minha atenção, não gosto de crônicas e o tipo de assunto abordado nele me fez querer ler menos ainda. Mas tenho uma amiga urbanista viciada no gênero, então você acaba de me apresentar o próximo presente de aniversário dela... rs... Tenho certeza que ela vai achar o máximo ver o assunto do planejamento urbano abordado nessa obra, mais ainda pela autora demonstrar um considerável conhecimento sobre ele.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que bom que te poupei o trabalho de escolher o presente! kkkk Espero que a tua amiga goste do livro. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Oie!!!!
    Também faz tempo que não leio um livro de crônicas! O último que li foi um da Martha Medeiros!
    Amei a capa do livro e saber que a autora fará uma reflexão sobre o urbanismo da cidade me chamou a atenção!
    Agradeço a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também gosto muito dessa capa, acho linda essa combinação do vermelho com o tom esverdeado do chão e da parede.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Você acredita que eu nunca li um livro nesse tipo? Rsrs, até porque eu não gosto tanto, mas me divirto lendo histórias assim! Eu não conhecia o livro, mas achei a proposta bem bacana e essa capa uma fofura de coisa rsrs. E essa sua deixa que vc escreveu sobre cotidiano com novos olhares, me deixou mais curioso para ler a obra, espero não demorar para que isso aconteça! Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que faça uma boa leitura, Manoel! Obrigada pelo comentário!

      Excluir