Fogo Fátuo, livro de contos de Maurício Coelho - Editora Novo Romance

O livro de contos Fogo Fátuo, de Maurício Coelho, é composto de 26 narrativas curtas sobre temas variados. Com um texto leve e bem humorado, o autor nos mostra o seu lado mais crítico sobre aquilo que vê do mundo a sua volta. Quase todas as histórias passam-se em Belém, cidade natal do autor. Os personagens são os mais variados, desde pessoas de todas as idades e classes sociais, até animais que falam. Trarei um pouco sobre alguns dos contos, aqueles dos quais gostei muito, mas aproveito para dizer que os meus preferidos foram: Fogo fátuo, que dá nome ao livro, Amor virtual e amor real e O corvo

Em Fogo fátuo, Gilmar recebe a visita do amigo Ramiro. Em um passeio na beira do rio, Ramiro conta que, certo dia (ou noite, na verdade), tivera a visão de uma criatura toda de fogo sobre a água. Gilmar não acreditou, então Ramiro o desafiou a passarem a noite na beira do rio, esperando a tal criatura. Fizeram uma aposta, valendo uma cerveja. Será que eles verão o ser de fogo? Posso dizer que o conto é uma bem humorada surpresa para quem espera uma narrativa sobrenatural.

O conto seguinte é A gatinha que atravessava a rua, e narra sobre uma gatinha de três cores, preta, laranja e branca, que vivia atravessando a rua para lá e para cá, olhando para os dois lados ao atravessar. Mas essa não era a única habilidade da gata, pois ela era capaz de falar. Em O urubu, a garça e o peixe, três urubus reuniam-se na feira todos os dias para deliciarem-se com restos de peixe. No entanto, um deles estava um pouco cansado disso, e resolveu ir embora, alçando voo. Em sua aventura, conheceu uma garça e ficou encantado com a sua beleza. Com a graça, ele aprendeu a mergulhar para conseguir peixe. Dessa forma, o urubu acaba conhecendo um peixe que o faz refletir sobre a sua identidade e sobre a sua essência de urubu, ajudando-o a aceitar a sua natureza.

O velho rabugento traz a história de um idoso que vivia em uma casa toda gradeada, e passava o seu tempo a varrer as folhas que o vento teimava em trazer de volta, sempre reclamando, tentando encontrar um culpado para as folhas que cobriam o seu quintal. Até que uma determinada conversa o faz refletir sobre a responsabilidade que tem sobre o que acontece em sua vida. A osga e a senhora conta sobre uma idosa que queria acabar com certa osga que estava "hospedada" em sua casa, sem levar em conta o quão importante é cada criatura que compõe o ecossistema. Até que adormeceu e teve um sonho revelador, que a fez mudar a visão que tinha sobre a pobre osga. Em A sala dos professores, quando os mestres reuniam-se, o assunto era sempre o mesmo: aposentadoria e viagens. Naquele dia, o estagiário observava divertido os planos e os comentários dos mestres na sala dos professores.

No conto A suindara, o animal botou um único ovo, pois o ambiente não era propício para muitos filhotes. Após 32 dias, o ovo eclodiu e nasceu uma pequena suindara, que ao crescer tornou-se um grande leitor. Vocês não imaginam que livro o bichinho está lendo! Em A borboleta e os mosquitos, havia uma pobre borboleta que era muito feia, por isso, ninguém gostava dela. Então, ela se refugiou com os mosquitos, que também não se importavam muito com ela, para falar a verdade. O fim da infeliz borboleta é inusitado, mas nos faz refletir sobre a importância de nos aceitarmos como somos.

O conto Amor virtual e amor real nos apresenta um homem e uma mulher que se conhecem em um chat e, após constatarem as afinidades, começam a trocar e-mails, até que se apaixonam. Será que esse amor tem futuro? O conto é composto pelos e-mails trocados e, ao final, pelo registro de um desabafo do homem em seu diário. Uma bela reflexão sobre os amores idealizados. Em O corvo, um jovem brasileiro que mora nos Estados Unidos lê um livro sobre magia negra. Está profundamente aborrecido com a má leitura, mas não tem outra coisa para fazer, então continua lendo, até que cansa e vai dormir. Em seu quarto, vê pela janela uma ave em chamas, uma fênix. Seria um sonho? Seria real? O que significa?

A coruja à luz do dia é um conto futurista que narra a história de um menino que, ao voltar da escola, descobre que Brasil e Estados Unidos estão em conflito pela então mirrada Floresta Amazônica. O conto traz uma reflexão sobre os rumos que estamos dando ao nosso tão maltratado planeta. Em Mensagem, Lucas Barros chega à escola onde leciona para mais um dia de trabalho. Ao entrar na sala de aula, passa mal e sai sem dar explicações a ninguém. Sentia-se como se estivesse sendo seguido por alguém. Então vai a uma igreja e a sensação some, sai da igreja e ela volta, chega à casa de sua mãe, onde há imagens de santos e a sensação passa novamente. À noite, Lucas tem um sonho (de arrepiar) que o faz entender o que está acontecendo. 

Como podemos facilmente constatar, o autor de Fogo Fátuo é bastante versátil na escolha dos temas. Embora os contos tragam algum tipo de crítica sobre questões do cotidiano ou, ainda, alguma reflexão sobre assuntos relevantes, a leitura é muito leve. Recomendo a obra a todos que queiram uma leitura divertida e bem humorada sem abrir mão da profundidade.

20 comentários:

  1. Oie, realmente, o livro parece muito bom e não sei se foi por influência sua mas gostei mais dos contos da criatura de fogo e do amor virtual, ee, também me chamou muita atenção a do cara que entrava na igreja e passava a sensação ruim e quando saia a sensação voltava. É bacana poder conhecer um cenário como o belém através desse livro. Lerei com certeza se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gosto bastante de contos e crônicas. Eu ainda não conhecia o livro e apesar de não ter gostado da capa, eu fiquei interessada nos contos. Gostei do conto da gatinha, parece a gata da minha vizinha que tem essas mesmas três cores e olha para os lados antes de atravessar a rua, mas acho que ela não fala (não custa perguntar né? kkkk). Amor virtual também me interessou.

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de contos e acho que vou curtir a escrita do autor, principalmente se ele tiver colocado a dose certa de leveza e humor em suas histórias.
    Espero conferir em breve
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim a dose foi na medida certa! Acho que você gostaria muito do livro caso lesse.

      Excluir
  4. Adoro livros de contos apesar de ler pouco. Nossa o conto Amor Virtual Amor Real tomei um susto, produzi um curta metragem com mais ou menos esse enredo a alguns anos atras. Fiquei curiosa para ler ele.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Olha, eu não sou muito achegada a contos, então acho que não leria esse.Não sei... O livro não me encantou, sabe? Mas fico feliz que você tenha gostado e que alguns contos trás consigo alguns temas reflexivos e comuns na nossa sociedade atual.
    Beijos!

    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro é ótimo para quem gosta de narrativas curtas. Se não é o seu caso, nem adiante insistir, né? Eu adoro ler contos!

      Excluir
  6. Ultimamente não venho gostando muito de contos, por isso não seria uma leitura para mim no momento, mas gostei do fato de os contos trazerem situações bem diferentes para divertir o leitor e mesmo assim cada uma passar a sua mensagem.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos gostam de ler contos mesmo. :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Oi
    Adoro contos!
    Realmente bem variados os temas escolhidos pelo autor, mas eu daria uma oportunidade sim.
    Muito legal a dica. Anotei para oportunidade futura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Rízia. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Olá tudo bem?

    Não sou a maior fã de contos mas esse me deixou curiosa em ler, até porque o nome me lembrou bastante ao filme Valente <3. Achei a capa muito linda e peloq ue vi em sua resenha tem tudo a ver com as estórias.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a capa é muito apropriada, além de bonita. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Oi Tati,

    eu não conhecia o livro e achei a premissa bem interessante já que curto contos e curto obras nacionais. Fora que gosto muito de quando os autores tem essa regionalidade pra nomear as suas obras. Fogo Fátuo me lembra conversas de infância, no interior, a lenda do boi tatá. fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a obra tem essa pegada bem regionalista. É um ótimo livro, recomendo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Oi! Não conhecia o autor, mas achei bem interessante o fato de ele criar um livro de contos com assuntos bem variados, mas que no fundo criticam a sociedade ou o cotidiano. Gostei do fato de ele usar animais ou pessoas locais pra isso, dando características de humor ou histórias leves, assim o leitor nem sente as páginas passando e consegue ter alguma reflexão no final.
    Gostei muito da indicação do livro ;)

    ResponderExcluir