TAG sobre hábitos de leitura


Não tenho o hábito de responder a TAGs, mas vi essa no blog Pieces of Alana Gabriela e gostei bastante, por tratar da questão de hábitos de leitura, então resolvi responder. Vamos às perguntas?


1 – Quando você lê (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)?
Leio sempre que tenho tempo, em qualquer horário, mas tenho preferência pelas leituras feitas de madrugada, pois o silêncio favorece bastante. Também gosto de acordar pela manhã, aos domingos ou feriados, e ficar lendo por algum tempo, antes de levantar.

2 – Você lê apenas um livro de cada vez?
Não, sou do tipo que lê dois ou três livros ao mesmo tempo. Claro que sempre tem um que desperta mais interesse e acabo lendo mais rápido.

3 – Qual seu lugar favorito para ler?

Leio em qualquer lugar, até na fila do banco, afinal, com a nossa vida tão corrida, precisamos otimizar o nosso tempo. Mas o meu lugar preferido é na minha poltrona, no meu quarto. Posso ficar lendo por horas nesse meu lugar “sagrado”.

4 – O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?
Tanto faz. Não sou do tipo que se incomode com as adaptações, pois acho que cinema e literatura são linguagens muito diferentes e devem ser apreciadas de forma diferente, cada uma de acordo com as suas particularidades. Também não acho que o filme deva ser exatamente igual ao livro, afinal, o filme representa a leitura que o diretor fez da obra, e a leitura dele pode ser diferente da minha. 

5 – Qual o formato de livro você prefere (áudio-livro, e-book ou livro físico)?
Claro que prefiro os livros físicos, mas vivemos em um tempo em que (inclusive por motivos financeiros) precisamos nos adaptar e ler também os livros virtuais. Apenas procuro tomar cuidado em relação aos direitos autorais. Acredito que os autores devem receber pelo seu trabalho. Então, só baixo livros em domínio público ou autorizados pelo autor. Também temos a opção de compra de e-books por um preço bem mais em conta do que os livros físicos.

6 – Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Gosto muito de ler ouvindo música e, por incrível que pareça, concentro-me bem mais assim. Também gosto de tomar um café ou um chá enquanto leio. 

7 – As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
Claro que eu aprecio capas bonitas, mas não acho que isso seja o essencial. O que mais importa é a obra em si. Portanto, se as capas de uma série não combinarem, mas o conteúdo for de qualidade, para mim está ótimo

Esses são os meus hábitos de leitura, espero que gostem!

24 comentários:

  1. Me vejo como você na pergunta 1, também leio no horário que dá... mas nada se compara a uma madrugada de leitura com direito a silêncio e privacidade <3 Mas não consigo ler em qualquer lugar não. Primeiro, porque não carrego livros, então fora de casa ou da casa de alguém, leio no celular e me preocupa ler no celular em qualquer lugar com o perigo que corremos nas ruas todos os dias. Pra mim tem que combinar sim kkkkk sou cricri com capas. Adorei as respostas
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Mari, para lermos em celulares ou tablets, só na segurança de casa mesmo! Acostumei-me a ler em qualquer lugar no tempo da faculdade, pois tinha muitas leituras para vencer em pouco tempo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Admiro a capacidade de ler mais de um livro ao mesmo tempo, sou incapaz de fazer isto, sem falar em ler ouvindo música. Para mim ou música ou leitura. Deve ser uma propriedade própria da atenção de cada um... Rsss. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma característica própria de cada cérebro, mas eu estou mais quedada a achar que é hábito mesmo. O único cuidado que tomo é para não ouvir músicas em português para não me distrair com a letra. As instrumentais são perfeitas! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Normalmente eu também leio mais de um livro ao mesmo tempo...haha' principalmente quando um é mais chatinho e eu acabo cansando, aí procuro outro *-* Não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo, ou acabo prestando a atenção em um e deixando o outro de lado *-* Adorei as suas respostas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que gostamos de ler, descansamos carregando pedras, né? Descansamos de um livro, lendo outro. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Ola, eu conhecia essa Tag e a acho muito interessante, justamente para conhecer o hábito de leitura :)
    Eu prefiro os livros físicos, mas não tenho preconceito com os digitais!!! eu leio um de cada vez, mas quando a vontade é muito grande, leio os que estão me interessando + kkkk e quando dá, leio um físico e um digital ao mesmo tempo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros físicos são bem melhores, claro! Mas os digitais quebram o galho bem direitinho. hahaha Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Amiga eu adorei sua TAG. Já fiz já tem algum tempo e gostei bastante.
    Eu tenho essa mania também de ler dois livros, mas eu leio um de manhã e outro a tarde ou de noite. Depende muito de como vou estar, mas pelo menos dá uma boa adiantada nas minhas leituras e me ajuda viu?! E outra coisa que temos em comum é que não consigo ler com barulhos perto de mim. Principalmente ouvindo música. Não sei como tem leitor que consegue. Eu fico completamente desconcentrada até com TV ligada. Preciso deixar no mudo para fazer a leitura hahahahaha...Mas mesmo assim é isso ai

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-misterio-da-caveira-de-cristal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu nunca consegui ler um livro só! Eu fico lendo um e namorando o outro. hahaha Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Também leio no tempo que tiver, o que importa é uma boa história associada a um lugar confortável para ler. Consigo ler mais que um livro de cada vez, mas é no esquema: um físico e um ebook, já no meu caso as capas tem que combinar sim para poder identificar a série, não é nada de TOC grave não rs

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Claro que não é TOC, amiga! É só uma questão de hábito e preferências, né?
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Isso de ler de madrugada não é pra mim não, rs, eu simplesmente durmo e o livro desaba, simples assim... hehe... já desisti. É difícil eu ler mais de um livro de uma vez, mas nunca passo de dois quando isso acontece. No momento, meu lugar preferido pra ler é o sofá. Sempre leio o livro primeiro, e sou dessas que fica brava com algumas adaptações... rs... Não consigo ler ouvindo música e jamais chegaria com chá ou café perto de um livro! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também durmo, se estiver deitada. Quando quero ler durante a madrugada, acomodo-me na minha poltrona de leitura e leio. Sentada não pego no sono. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Só consigo ler um livro por vez, e nem pensar em escutar música junto, porque me distraio... hahaha
    Adorei a tag, bem divertida e é bom para conhecer os blogueiros/leitores.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu também gosto de saber sobre hábitos de leitura. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Olá adorei a Tag e super me identifiquei em alguns itens...kkkk
    Eu prefiro ler a noite pelo silencio e a paza leitura flui mais naturalmente e consigo embarcar, nesse momento estou lendo apenas um livro por vez, mas geralmente leio 2 ou 3 assim é uma ótima forma de não se cansar em apenas uma e até mesmo treinar memória e concentração.
    Meu lugar preferido pra ler é sem dúvida minha cama, mas tem sido também minha desgraça com fim do ano chegando e o cansaço tomando conta eu sempre tenho dormido lendo kkkkk
    Não sou de fazer muitas tags também, mas essa achei bem interessante.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu evito ler na cama durante à noite, por isso. hahaha Gosto de ler na cama no domingo pela manhã, pois já não estou com sono, então não há perigo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Oi,
    Adoro Tags, e adorei a sua!!!

    Também gosto de ler no quarto, e ler ouvindo música? jamais... meu cérebro "buga" como dizem meus filhos.
    Sabe que eu prefiro os e-books? são uma fã assumida da Amazon, mas no meu kindle, só originais comprados ou ganhados de autores em parceria. Não gosto de pirataria não...concordo contigo!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fá dos livros físicos, mas acho que os e-books facilitam muito a nossa vida. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  11. Oi Tati, tudo bem?

    Acho essa TAG bem legal pois dá para conhecer um pouco mais o blogueiro. Também prefiro ler de madrugada, pois sou bem chata em ler com barulhos, e na madrugada tá todo mundo dormindo e é ótimo para me concentrar.. pena que durante a semana não dá muito para fazer isso. Já fui do tipo que só começava um livro quando terminava o anterior, mas agora, eu leio mais de um livro ao mesmo tempo, e dependendo, tem livro que eu só leio em casa, outros que dá para ler na rua e tudo o mais.

    Gosto de e-books, mas ainda leio pouco... mas ao mesmo tempo que alguns são mais em contas, tem outros que são quase o mesmo preço ou mais caros que o livro físicos. O bom é que na Amazon tem vários e-books gratuitos, o único ruim é que como eu não tenho Kindle, eu tenho que ler no app do tablet.

    Nunca consegui ler ouvindo música, até pessoas falando me incomoda as vezes... quero ter a sua concentração, um dia. Ler e esquecer todo o barulho ao redor.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também leio no app do tablet, Rafaella. Mas um kindle faz parte dos meus projetos futuros de novas aquisições. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Ola... tudo bem??
    Eu também leio ouvindo música... me concentro mais e dependendo da cena até combina com a música que está passando... adoro... como ovinhos de amendoim e tomar café quando estou lendo, é tão bom rs... adorei suas considerações sobre ler os livros e assistir as adaptações, penso que nem você.... as vezes um diretor e produtor, pode ter uma outra percepção, mas devo confessar que os produtores de Jogos Vorazes foram bem certeiros no quesito interpretação e escolha dos personagens enfim... eu amei a tag e vou responder no meu blog... também curto ler livros na madrugada... acho muito bom o silêncio e eu adoro ler na livraria cultura da paulista, me sinto bem a vontade... e em casa lá... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom você gostou da TAG. Vou dar uma passada no seu blog para ler as suas respostas. Obrigada pelo comentário!

      Excluir