Reze pelas mulheres roubadas, de Jennifer Clement - Editora Rocco

Reze pelas mulheres roubadas, de Jennifer Clement - Editora RoccoEm uma aldeia nas montanhas, no estado de Guerrero, México, vive a pequena Ladydi Garcia Martínez e sua mãe. A miníscula aldeia é composta basicamente de mulheres, crianças e escorpiões. Os homens vão todos deixando a aldeia em busca de uma vida melhor para suas famílias, e geralmente atravessam a fronteira com os Estado Unidos atrás de trabalho. Costumam enviar dinheiro para as esposas no início, mas por fim, muitos deles acabam sumindo de vez e constituindo nova família nos Estados Unidos. Então, as mulheres acabam tendo que lutar pela sobrevivência sozinhas. 

Muito triste, não? Mas isso não é o pior! Essas mulheres precisam proteger as suas jovens filhas dos narcotraficantes que roubam as meninas para transformá-las em escravas sexuais. Dificilmente uma menina roubada retornará para casa, pois quando o seu dono cansar dela, sempre poderá vendê-la para outro narcotraficante e, dessa forma, a mesma mulher pode ser vendida muitas vezes.

As mulheres da aldeia criam as meninas como se fossem meninos, até certa idade, e quando não dá mais para esconder a natureza feminina das jovens, elas começam a ser enfeiadas, quanto mais feias forem, melhor, pois serão menores as chances de serem roubadas. Além disso, as mães fazem buracos no chão para esconderem as suas filhas assim que percebem a presença dos raptores. As meninas precisam ficar, por vezes, horas a fio escondidas em um buraco, na presença de escorpiões, para fugir do triste destino de tornar-se uma das tantas mulheres roubadas. 

Paula, uma das melhores amigas de Ladydi, é a menina mais bonita da aldeia, e não consegue tornar-se feia, apesar dos esforços de sua mãe, e um dia é levada. Entretanto, a menina consegue fugir e volta para casa depois de um ano. Obviamente, a jovem já não é mais a mesma, traz consigo marcas da experiência vivida. Uma dessas marcas é uma tatuagem em que se lê "garota do canibal", além de algumas queimaduras de cigarros. Paula em, estado de choque, chega a relatar alguns fatos ocorridos durante o seu cativeiro, mas depois de algum tempo, ela e sua mãe fogem da aldeia para evitar que a menina seja levada novamente. Ladydi acaba sendo presa injustamente e, na prisão, fica sabendo de mais alguns detalhes sobre o infortúnio de Paula.

Claro, trata-se de uma narrativa ficcional, mas o mais chocante é que essa ficção foi elaborada a partir de entrevistas feitas pela autora, durante mais de dez anos, com mulheres que vivem nas regiões mais violentas do México, e que passam por situações semelhantes. Apesar de abordar um tema tão pesado, Jennifer Clement brinda-nos com uma obra de leitura agradável, conseguindo, por vezes, mostrar o lado cômico de algumas situações, sem deixar de tratar o tema com seriedade. O livro é muito bem escrito e, na minha opinião, um de seus principais méritos consiste em trazer a público uma situação que, apesar de  extremamente séria, é desconhecida por muitos.

Reze pelas mulheres roubadas, de Jennifer Clement - Editora Rocco

36 comentários:

  1. Olaaa,

    Gostei bastante da sua resenha, ficou muito legal, mas a premisa no livro não me chamou a atenção. Então terei que passar a dica, mas parabéns.

    Beijos
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olaaa
    Estou atrás desse livro desde o meio do ano, mas não encontro, acho que vou ter que apelar pela internet.
    A história é bem forte e muito verdadeira, e acontece aos montes em comunidades vulneraveis, e conveintemente só é revelado ao grande público quando acontece uma tragédia.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Daniele! Por isso o obra adquire uma importância que vai além de sua beleza estética. Eu acho que tive sorte, pois consegui o livro com certa facilidade. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Olá!
    Estou em estado de choque após concluir a leitura da sua resenha. Como assim: Mulheres eram escravas sexuais, vendidas, precisavam ficar feias, viviam em buracos para se esconderem e viviam com medo? Isso é doentio, apesar de ficcional. Pois, mesmo a autora tendo elaborado essa trama, ela entrevistou mulheres que passaram por coisas semelhantes, isso é inadmissível!
    Esse livro me lembrou um pouco A Morte de Sarai que retrata sobre uma menina que foi levada, ou melhor, ela foi vendida pela mãe para os traficantes do México e viveu lá por muito tempo.
    Não acho que teria coragem de ler Reze pelas Mulheres Roubadas , pois seria muito sofrido :(
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, embora a obra seja ficcional, estes fatos ocorrem no México, e em outros lugares do mundo, infelizmente. Nós ficamos chocadas com essa história, mas até mesmo no Brasil há mulheres que são aliciadas para acabarem se tornando escravas sexuais no exterior. É lamentável, mas é o mundo em que vivemos! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro, inclusive voi ver se o compro esse mês. Só estou com medo de chorar porque mesmo sendo ficção é uma história quase real retratada por tantas mulheres.
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o livro fez mais pensar do que chorar, pois como mencionei, Jennifer Clement soube conduzir a narrativa de modo a conferir uma certa leveza a algo pesado e por isso, em alguns momentos, podemos perceber até mesmo o humor que há por trás de algumas situações. E o mais fantástico, é que isso não compromete a seriedade do tema. É uma obra excelente! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Olha eu nunca ouvi falar desse livro e sinceramente nem faz muito meu gênero de leitura, mas mesmo assim eu gostei de saber um pouco sobre a trama. Me parece ser bem interessante. Mas eu por agora não pegaria para ler não amiga. Acho que não é pra mim viu?! Estou precisando de umas leituras para acalmar a mente agora, porque eu ando tão cansada que estou querendo até sair de férias do blog hahahahaa...Mas mesmo assim tenho que confessar que você arrasa nos seus textos, porque a maneira como tu comenta sobre tal livro me deixa impressionada. Eu gosto muito quando alguém opina assim como você faz. Continua assim viu? Muito bacana mesmo =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvana! É, às vezes precisamos de um tempo com as leituras mais densas mesmo! haha
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá,
    Eu ainda não conhecia esse livro e me interessei por ele. Adoro livros que abordem temas fortes como esse. E mesmo sabendo que a história é fictícia, a gente sabe que esse tipo de coisa acontece de verdade e acho que vale muito a pena autores escreverem sobre isso. Quando leio livros assim, me sinto tão impotente, mas ainda gosto de ler hehe. Estou gostando bastante dos livros que estou conhecendo aqui no blog hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando, Sil. É verdade, a gente se sente impotente mesmo. Mas é sempre bom conhecer um pouco da realidade, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Nossa! eu não conhecia essa obra e após ler a sua resenha eu acho que é um livro que deveria ser de interesse geral, não apenas mulheres mas também os homens deveriam o ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Beatriz. Todos ganhamos com essa leitura. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas já o quero por causa do título e da premissa dele. Adoro livros realistas desse jeito, e, mesmo que alguns deles sejam histórias fictícias, dá para imaginar que é a história real de centenas ou milhares de mulheres, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dryh, embora seja ficção, foi inspirado em histórias reais. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Sabe o que eu percebi? A gente tem um gosto literário muito diferente.
    Pareço um disco furado cada vez que leio uma resenha aqui e a primeira coisa que tenho a dizer é que não conhecia o livro. Mas eu não acho isso ruim, pelo contrário, eu adoro. Assim, fico sabendo mais de livros que talvez nunca chamassem minha atenção, além de ter mais dicas do que dar de presente :)
    Achei esse livro muito interessante, e mesmo uma história ficcional, deve ter uma carga dramatica muito forte. E acho que é importante falar de assuntos que acontecem e que não são comentados...
    Adorei sua resenha! e anotei a dica :)

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de ler resenhas de pessoas que leem coisas diferentes das que eu leio. Fico conhecendo obras que, de outro modo, não conheceria. E, como você bem disse, se não estiver de acordo com o nosso gosto, pode servir de sugestão para presente. Também podemos indicar para pessoas que gostem. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Olá, eu não conhecia o livro ainda mas confesso que a sua resenha me deixou super animada para ir atrás do livro, ele parece ser bem do jeitinho que eu gosto com esse tema tocante e achei legal a autora ter feito pesquisas e tudo, ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é o tipo de leitura de que você gosta, vá atrás sim, o livro é ótimo! Acho que você vai adorar.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  11. Nossa, li sua resenha com coração na mão.
    Infelizmente essas coisas acontecem e não são raras, o que me dói é: o que estão fazendo para acabar com esse tipo de situação?
    Expor em um livro ficcional é ótimo para fazer com que as pessoas reflitam sobre além do nosso umbigo.
    Parabéns pela sua resenha, com certeza vou procurar esse livro para ler.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Giuliana. Acho que, ao expor essa situação, o livro passa a ter, além de sua função estética, uma função social. Acho que você vai gostar do livro.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Oie.
    Não conhecia o livro e nem a história triste destas mulheres. Muitas vezes reclamamos do nosso país e claro existem coisas que necessitam serem melhoradas, mas as mulheres tem um pouco mais de segurança. Não sei se leria o livro, mas gostei bastante de como expos sua opinião sobre a trama

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!
    Infelizmente esta é uma realidade que não está muito longe do povo brasileiro; pois em cada comunidade dominada pelo tráfico isto também acontece. Este livro parece ser bem intenso e a escrita é simples e clara. Muito bom.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fernanda, é muito triste, mas há escravas sexuais no mundo inteiro. O livro é bastante intenso sim.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Olá!
    Eu achei o livro chocante, por abordar um tema pouco conhecido e trabalhado na sociedade atual. Eu não sei se conseguiria ler esse livro por tratar de um tema forte, mas adorei a resenha.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que horrível! Tem que ter estômago pra ler esse tipo de história. eu me envolvo demais lendo, não sei se me sentiria bem lendo esse livro, apesar de ter gostado da leitura de Cidade do sol.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas acham a leitura pesada mesmo, mas é uma obra belíssima. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Olá!
    Nosas que livro polêmico, a leitura deve chocar muito já me choquei só pela resenha!
    Pela capa eu não leria mas agora que sei sobre a história fiquei super curiosa!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro essa capa, Tabatha. E a história é muito boa mesmo. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  17. Oiii!

    Menina, que livro mais tenso né? Achei que foi uma maneira muito interessante de chamar atenção sobre uma coisa que acontece mesmo! Eu não tenho costume de ler esse tipo de livro, mas com certeza fiquei curiosa com o desfecho da história e com muita dó da personagem.
    Obrigada pela dica :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá muita dó dessas mulheres mesmo. É uma vida muito triste. :(
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  18. Olá! Nossa, fiquei sem fôlego só de ler! Achei bastante interessante a premissa do livro, fiquei na verdade, mesmo sendo a resenha, bem envolvida pela trama. Que horrível deve ser passar por uma situação dessa, as mães tentando proteger suas filhas, e as pobrezinhas que são levadas passando por coisas horríveis...Fiquei interessada nesse livro, Parabéns por sua resenha, beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser horrível mesmo, muito triste. Obrigada pelo comentário!

      Excluir