Peter Pan, de James Barrie: leitura para pais e filhos - Editora Zahar

Peter Pan, de James Barrie: leitura para pais e filhos - Editora ZaharPeter Pan, a obra infantojuvenil de James Barrie, é um presente aos amantes da fantasia. Escrita com profunda sensibilidade e um senso estético apurado, a narrativa desperta o interesse, não apenas de crianças e adolescentes, mas de adultos também. Na Inglaterra, a família Darling adotou a cadela Naná para ser babá de seus três filhos, Wendy, João e Miguel. Certo dia, as crianças, que já haviam comentado com a mãe sobre a Terra do Nunca, falam de Peter Pan, um dos meninos que vivem naquele local. Em uma noite, ao dormir sentada no quarto das  crianças, a senhora Darling acordou assustada e viu Peter Pan entrando pela janela, acompanhado da fada Sininho.

A um grito da Senhora Darling, Naná entra na peça e o menino foge pela janela, mas a cachorra segura sua sombra entre os dentes, guardando-a, dobrada, dentro de uma gaveta para que seu dono venha buscá-la. Numa noite em que o casal tinha saído, Peter Pan e Sininho entram no quarto das crianças à procura da sombra. Encontram-na mas Peter Pan não consegue colá-la e começa a chorar. Wendy acorda e ajuda-o, costurando a sombra de volta ao seu corpo. Os dois conversam e Peter Pan revela que passa a maior parte do tempo com os meninos perdidos na Terra do Nunca, dos quais ele é o chefe. Explica que eles são meninos que caem dos carrinhos e, como não são reclamados em sete dias, vão para a Terra do Nunca. Ele convence Wendy a ir com ele contar histórias aos meninos perdidos, levando seus irmãos, e ensina a todos a voar. Naná, que tinha farejado o quarto das crianças com desconfiança, avisa aos pais que algo estranho está acontecendo lá. 

De volta ao lar, o casal vê quatro figurinhas flutuando no quarto, mas quando eles chegam as crianças já estão voando lá fora. Enquanto Peter Pan e os meninos voavam, sua aproximação começou a ser sentida na Terra do Nunca, onde tudo costumava ficar muito tranquilo quando ele não estava. Aos poucos a ilha começou a acordar e os meninos perdidos procuravam Peter, os piratas procuravam os meninos perdidos, os índios procuravam os piratas e as feras procuravam os índios. Capitão Gancho procura especialmente por Peter Pan, que um dia em uma briga decepou-lhe a mão direita, atirando-a a um jacaré que passava. A partir daquele dia, o jacaré o persegue por todos os lugares para comê-lo, podendo ser identificado a uma certa distância pelo tic-tac do relógio que engoliu junto com a mão; enquanto o relógio tiver corda fará aquele ruído e será como um aviso para o Capitão Gancho ter tempo de fugir. 

Na Terra do Nunca, os personagens vivem inúmeras aventuras. É um lugar em que as crianças jamais se tornarão adultos, e os meninos que lá vivem, acreditam que não vale a pena voltar para casa, que as mães não esperam por eles. Mas Wendy contesta, dizendo que sua mãe deixou a janela aberta para que ela e os irmãos voltem. No entanto, sente-se insegura, com vontade de retornar ao lar. Eis a grande decisão que as crianças precisam tomar: voltar para casa e correr o risco de encontrar a janela fechada, ou continuar na Terra do Nunca sem jamais crescer. A obra trata, de forma lúdica, das angústias e inseguranças pelas quais todos passamos ao crescer. Recomendo o livro, sobretudo para pais que queiram fazer uma boa leitura junto com os filhos.

Peter Pan, de James Barrie: leitura para pais e filhos - Editora Zahar

37 comentários:

  1. Olá!
    Sou louca para ter este livro, sou apaixonada por esta capa. *-* Já quero na minha estante.
    Parabéns pelo blog, está lindo. :)
    Beijos,Maisa.
    Reinoliterariobr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa é belíssima. E a história também é belíssima.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá!
    Eu adoro Peter Pan, mas acredito que confunda muito com o filme, pois ainda não tive a oportunidade de ler o livro.
    Acho que poucas pessoas - depois de adultas - querem crescer e talvez tenha sido essa a motivação do autor para escrever o livro.
    Se eu fosse uma criança, não saberia o que escolher, mas sendo adulta, eu sei. Ficaria na Terra do Nunca.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito bom lá mesmo. Há um filme que mostra o processo de criação da obra e as motivações do autor. O nome do filme é Em busca da Terra do Nunca. Não sei se você conhece.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Olha até então eu nunca li livros do clássico Peter Pan, mas comprei em ebook
    aquele livro que vai virar filme sabe? Eu comecei a dar uma espiada e sinceramente o começo é meio enrolado, porque fala de umas coisas que sinceramente me cansaram. Mas eu preciso dar continuidade para saber até onde vai me levar. Quanto ao livro dessa coleção eu ainda não tive chance de fazer a leitura. Acho que tenho ele em ebook também e provavelmente comece por ele antes de pegar a do filme, porque deve ser uma leitura mais prazerosa e sem enrolação. Espero poder gostar, porque eu adoro o filme da disney Peter Pan e tenho certeza que os livros também irei gostar muito =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-os-bons-segredos.html


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-os-bons-segredos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom! Acho que você gostará sim. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Olá, Tati

    Nunca li essa edição de Peter Pan. Só aquelas da Disney, e acredito que não tenha o mesmo conteúdo. Eu quero ler este livro, mas tô com uma pilha enorme aqui, que não para de aumentar -.-
    Como sempre adorei sua resenha!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, Thayenne, a minha pilha também só faz crescer! hahaha
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Eu gosto muito de fantasia, mas Peter Pan, nunca fez minha cabeça, nem quando era criança... sempre achei muito sem sentido isso de ser criança pra sempre e tal... A molecada sempre quer crescer logo e eu não era diferente... kkkk... Achei a capa do livro linda e com certeza ele é uma boa pedida para se fazer uma leitura entre pais e filhos, mas essa não seria uma leitura que eu faria... quando eu tiver um filho, quem sabe, né?

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Quando somos crianças queremos crescer, e quando crescemos vemos o quanto era bom ser criança. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Olá, Tatiana.
    Eu já assisti vários filmes sobre esse livro, mas nunca li ele. Gostei bastante de saber como é a premissa da história e com certeza eu vou querer ler. Assim que der eu vou comprar, ainda mais essa edição da Zahar que está linda. Como todos os livros deles aliás hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, essa edição está mesmo maravilhosa! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Acho a história de Peter Pan muito legal, apesar de achar a Terra do Nunca um lugar triste. Acho que não dá para ter uma vida plena sem passar por todas as etapas dela, isso de ficar lá e jamais crescer é algo que não entra na minha cabeça, afinal, a infância pode ser uma fase mais fácil, mas depois dela vem muita coisa legal que sem crescer a gente não pode conhecer. Nunca li esse livro, apesar de conhecer a história, mas pretendo ler exatamente essa edição em breve!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Terra do Nunca é ótima no terreno da fantasia, mas no mundo real, é necessário que se cresça. Biologicamente, isso sempre ocorre, não tem como fugir; mas do ponto de vista psicológico, algumas pessoas ficam "congeladas" em alguma fase da vida, e isso é muito prejudicial. Alguns especialistas chamam isso de Síndrome de Peter Pan. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Ownn... quem não gosta de Peter Pan deve ter algum probleminha!#fato
    E ler esse apanhado bateu aquela nostalgia de quando criança adorar ser fantasia - infantojuvenil - e ficar deslumbrada com o mundo mágico e o lúdico trabalhando a todo vapor.
    Adorei o seu post.
    bjs Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto assim, Juliana. Peter Pan é sempre uma leitura muito nostálgica e traz muitas lembranças da infância. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Post maravilhoso e istiga logo uma leitura desse livro top bjs linda

    Www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Post maravilhoso e istiga logo uma leitura desse livro top bjs linda

    Www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este post foi de longe um dos melhores sobre livros infantis, pouco vejo resenhas sobre os livros infantis, a maioria só fala de livros hots e pronto. amei.

    blogfriendzone.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de literatura infantil, e acho que precisamos de resenhas sobre esses livros para auxiliar os adultos na escolha de boas leituras para os pequenos. Quanto aos hots, não tenho nada contra, mas não fazem a minha cabeça. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Olá Tatiana!
    Eu amo Peter Pan, foi o primeiro livro que eu li e me marcou demais durante toda a infância. É bom ver que os tradutores voltaram a ter sentimento por eesse livro e essa edição perfeita foi lançada!
    Parabéns pelo blog!!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peter Pan é um livro marcante mesmo. Não foi a minha primeira leitura, mas foi uma das melhores da minha infância. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Gosto muito da história de Peter Pan, mas não acredito no fato de uma criança jamais queira saber como é crescer. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro sobre essa história e tudo que conheço sobre a mesma vem de desenhos e filmes. Adorei a capa do livro, com certeza essa é uma ótima edição para se ter na estante.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente as crianças querem se tornar adultos rapidamente. Mas não podemos esquecer que o livro é uma fantasia e, sobretudo, não podemos esquecer que foi escrito por um adulto. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. Esse livro, essa editora, são amor puro. Eu tenho a edição de bolso do box que brilha no escuro. Como já tinha lido essa história algumas vezes na vida, ainda não li essa edição. Pretendo ler logo essa edição. Sem sombra de dúvida é um excelente pra oferecer pra crianças, e pros pais lerem junto com elas.

    Nelmaliana Oliveira
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é um presente fantástico para pais e filhos. Uma boa pedida para o Natal. ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Adoro ler livros infantis de vez em quando, então adorei a indicação. Já conheço a história e amo, mas nunca li o livro. Adoro as adaptações!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitas adaptações para este livro, e algumas são excelentes. Mas nenhuma se compara com a leitura da obra. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Meus filhos amam o filme e sempre assistem no Netflix, mas sinceramente? Não consigo gostar da história! Por isso, nunca tive vontade de ler o livro, tão pouco, comprar para os meninos. Quem sabe minha implicância acabe algum dia, né?! Kkkkk...

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, às vezes não nos afinamos com determinada obra. Afinal, não existe unanimidade, né? Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  17. Confesso que apesar de já ter assistido filmes eu nunca li esse livro, no entanto, tenho em mente isso que você bem apontou na resenha, o mesmo é uma ótima leitura para os pais lerem em companhia dos filhos. Acho que a história proporciona um entretenimento bem interessante e legal, independente da idade de quem está lendo. Enfim, um dia eu ainda vou ler esse clássico mundial da literatura infantil. E ahhhhh super curti a sua maneira de falar sobre o livro viu.

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu tenho varias amigas que são apaixonadas pela historia do Peter Pan. Eu só tive a oportunidade de assistir a um filme, porém tenho muita vontade de conferir o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Giovana, tenho certeza de que você vai gostar. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  19. A história do Peter Pan não é exatamente a minha preferida, mas acho incrível a forma como ela trata a questão do que passamos ao crescer e ao não querer crescer por causa de todas as inseguranças.
    E essa edição da Zahar está linda *______* tenho a maior vontade de ter ela na estante.
    Adoro essa capa e já pensei em fazer uma tattoo com essas silhuetas...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir