O rei de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez - Editora Alfaguara

O rei de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez - Editora Alfaguara

O rei de Havana - Autor: Pedro Juan Gutiérrez - Editora Alfaguara - Ano: 2017 - Número de páginas: 184 - Skoob - Cortesia da Editora


Pedro Juan Gutiérrez é, sem nenhuma dúvida, um dos autores mais intensos e contundentes que já tive a oportunidade de ler. Em O rei de Havana, publicado no Brasil pela Editora Alfaguara, Gutiérrez nos envolve e até mesmo choca com sua linguagem crua, direta e sem nenhuma "maquiagem". A verdade é que isso não chegou a me surpreender, pois já tive contato com a escrita do autor em Fabián e o caos. De toda forma, verdade e força narrativa são coisas que sempre me deixam encantada, e isso há de sobra aqui.


A história nos apresenta Reinaldo, ou Rei, um garoto cuja vida miserável, marcada por uma tragédia familiar, leva-o a ter que sobreviver, completamente sozinho, em mundo hostil. Após fugir de um reformatório, Rei passa a perambular pelas ruas de Havana, relacionando-se com pessoas tão sujas e tão miseráveis quanto ele, que vão desde prostitutas, que topam qualquer parada, até velhas (velhas mesmo) que fazem qualquer coisa para relacionar-se com um garoto. E é nesse meio improvável, regado a muito rum, muita sujeira e muito sexo, que Rei encontra, a sua maneira, um amor autodestrutivo.

Embora o narrador seja em terceira pessoa, o foco narrativo se mantém em Rei, fazendo com que haja bastante envolvimento da parte do leitor em relação ao protagonista. Rei é um personagem que nos toca profundamente em seu desamparo. Por vezes sentimos o peito apertar. A narrativa é acre e visceral, os personagens mostram-se apáticos diante de sua crescente degradação. O rei de Havana é uma obra para quem busca uma leitura profunda, um mergulho na essência do humano.

O rei de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez - Editora Alfaguara

Para comprar: Cultura | Amazon

15 comentários:

  1. Oi, Tatiana!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa linda. Pelo título, imaginei algo completamente diferente da história explicada por você, mas mesmo assim ela me atraiu bastante. Assim como você, também admiro os autores que têm a habilidade de usar uma linguagem mais forte e direta, principalmente quando a narrativa traz uma história que envolva miséria, bebidas e sexo. Parece ser um livro bem interessante. Amei a resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente o que você colocou aqui mostra que é uma leitura bem cruel e direta, que mostra a realidade da coisa. Acho que perante a visão do autor o que ele quis passar é realmente isto, o que a população vive diariamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tatiana.

    Não conhecia o livro, mas ele parece ser bem cruel e pesado. O personagem apresenta marcas antigas e vem fazendo coisas que vão destruir ele mesmo, é muito triste. Espero que no final ele tenha encontrado uma forma de ser feliz!

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Costumo gostar de livros com tais abordagens, não pelas partes fortes e bem realistas, mas porque esses livros me tocam no fundo da alma, e me fazem refletir sobre muitas coisas.
    Nossa, me deu um aperto no coração só de ler sobre a vida de Rei, espero que no desfecho ocorra uma reviravolta e tudo mude.
    Vou adicionar esse livro na minha lista de desejados.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço autor e obra; Fiquei bem interessada na história, contudo, acho que esse livro deve ser super pesado, então, vou guardar a dica para um momento futuro! =D

    ResponderExcluir
  6. Olá Tati, não conhecia o autor e nem a obra em si. Achei a premissa bem interessante, porém, acredito que não seja muito o meu estilo, não costumo ler tantos livros profundos dessa forma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parece ser uma leitura que nos deixa ligado e sedento por mais. Gosto do estilo e fiquei curiosa com a premissa. Quem sabe em breve não de uma chance.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar dessa história, mas lendo sua resenha sentir um aperto no peito por conta do protagonista. Nem quero imaginar o sofrimento que ele teve que suportar. Estar tão só, tendo que se sujeitar a coisas inaceitáveis para poder sobreviver, buscando um afeto que geralmente não chega... o livro acaba me fazendo pensar nas diversas pessoas que vivem nas ruas e quanto isso é doloroso. Não sei se eu suportaria ler este livro.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro nem o autor e confesso que a premissa não me chamou atenção. Mas achei bem interessante as informações que colocou na resenha e a forma nua e crua com que ela é desenvolvida. Um livro bem forte, certeza.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Gente, como eu não conhecia este livro ainda?
    Gosto de histórias assim, que me envolvem com uma narrativa intensa e bem realista. Sinto que me aproximo dos personagens. ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá Tatiana, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto essa obra e já tinha ficado curioso, depois que li sua resenha, ela ficou mais aguçada. Espero poder lê-lo logo, pois a história me deixou bem interessado.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    não conhecia o livro e olhando somente a capa, admito que talvez nunca viesse a me interessa por ele mas sua resenha me fez olhar a obra com outros olhos, e estes bem interessados. Se em algum momento no futuro tiver a oportunidade de lê-lo, prometo dar uma chance.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá não conhecia nem o livro e nem o autor. Achei bem interessante o enredo dele e fiquei bem curiosa para saber o que acontece com Rei.

    Nunca fui de ler livros que tenha essa realidade nua e crua. Achei a capa bem diferente e interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não conhecia o livro, nem o autor e adorei saber sobre a escrita dele. Esse livro parece ser muito interessante, justamente por ter essa linguagem sem muita maquiagem, eu gosto muito disso, a gente se sente mais próximo da realidade, acredito que isso é o que mais me chama atenção na história.

    Parabéns pela resenha, está simples, mas direta, objetiva e me fez muito querer conhecer a história.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir