Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra Mundial

Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra Mundial

Tenho tentado falar sobre os meus livros preferidos, mas em anos de leitura, obviamente eles são muitos. Então resolvi organizar estas postagens em pequenos grupos de livros, inaugurando, assim, a coluna Top 5. Começo apresentando livros que abordam um tema do qual gosto muito, que são as histórias ambientadas na Segunda Guerra Mundial, e devo confessar que não é nada fácil elencar apenas cinco, pois há ótimos livros sobre o assunto. 

Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra Mundial
O primeiro livro sobre o qual gostaria de falar é A bibliotecária de Auschwitz,  de Antonio G. Iturbe, obra que narra a história real de Dita Dorachova, uma menina checa que, em meio a Segunda Guerra, escondia livros para as 500 crianças do bloco 31, em Auschwitz. Com sua ajuda, foi possível improvisar uma escola clandestina e uma biblioteca, também clandestina, de apenas oito livros, para essas crianças judias. Uma história comovente de amor, solidariedade e, sobretudo, de muita coragem. 



Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra MundialOutro livro que me tocou bastante foi o clássico O diário de Anne Frank, relato sensível, em forma de diário, de uma menina judia que passou anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, durante a guerra, mas acabou sendo morta pelos nazistas. Consta que esse é um dos livros mais lidos no mundo. Este está entro os livros que mais me emocionaram na vida. 



Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra MundialA menina que roubava livros, obra que também me emocionou imensamente, é um livro narrado por ninguém mais, ninguém menos, do que a morte, o que, convenhamos, é bastante apropriado. A história de Liesel Meminger é contada pela narradora com certo afeto. Não é para menos, Liesel, a pequena ladra de livros é uma menina encantadora e, sobretudo, uma sobrevivente. 



Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra MundialUm livro que li recentemente, e que deixou uma belíssima impressão em mim, é O menino no alto da montanha, de John Boyne. A obra narra a história do menino Pierrot, que ao tornar-se órfão em Paris, é enviado para viver com sua tia Beatrix, que era governanta de Hitler. O menino chega no momento em que a guerra está prestes a iniciar e acompanha o seu desenrolar e desfecho, sempre vivendo no alto de uma montanha em Salzburg.  Acredito que uma das coisas mais comoventes e tristes no livro é ver como, aos poucos, a inocência do menino vai sendo corrompida. 



Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra MundialUma saga na Toscana é um livro que resolvi colocar nesta lista porque, embora seja ambientada na Segunda Guerra Mundial, o cenário é Florença, na Itália, o que nos dá uma visão das atrocidades cometidas por Mussolini, Il Duce, aliado de Hitler na guerra. É uma história repleta de tramas e conspirações, e através da belíssima narrativa de Belinda Alexandra,  e da história da jovem órfã Rosa Bellochi, acompanhamos a guerra do início ao fim. 



Top 5 - Livros ambientados na Segunda Guerra Mundial