Poesias reunidas - Autor: Oswald de Andrade - Editora Companhia das Letras - Ano: 2017 - Número de páginas: 328 - Skoob - Cortesia da editora
A leitura de poemas é algo sempre tão subjetivo que, por vezes, fica difícil de falar sobre esse gênero literário. No entanto, tentarei deixar aqui as minhas impressões sobre esse livro, principalmente por entender o valor que uma obra desse quilate tem para a literatura brasileira. Poesias reunidas, de Oswald de Andrade, é um presente da Editora Companhia das Letras aos amantes da boa poesia.

Quando o português chegou
Debaixo d'uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio teria despido
O português
Outra coisa que me encanta é a mistura da poesia com as artes visuais, que ocorre em alguns poemas do autor. Um dos exemplos de que mais gosto é o poema As quatro gares, que consegue, em quatro tópicos de poucas palavras e alguns desenhos, resumir uma vida inteira. O poema foi publicado originalmente no livro Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. Perceba que os desenhos que compõem o poema lembram rascunhos infantis.
Alguns dos poemas presentes na obra já eram do meu conhecimento, mas garanto que, tanto os textos conhecidos, quantos aqueles com os quais tive o primeiro contato, valem ser lidos e relidos. Leitura mais que recomendada!
uma oportunidade de ganha um extra no final do mês https://newpand.digital/Precadastro/cadastro/740536377
ResponderExcluir