50 contos de Machado de Assis - Editora Companhia das Letras

50 Contos de Machado de Assis
Autor: John Gledson (organizador)
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007
Número de páginas: 487
Skoob

50 Contos de Machado de Assis, livro organizado por John Gledson e publicado pela Editora companhia das Letras, está entre os queridinhos da minha estante. A seleção dos textos é impecável, contém as melhores narrativas curtas do mestre Machadão. Eu adquiri o meu exemplar já há algum tempo, pois como professora de português e de literatura, vez ou outra, precisava trabalhar algum conto de Machado em sala de aula. Este livro revelou-se o melhor de todos para este fim justamente por conter os melhores contos do autor. Mas o que  é mais incrível, e um grande diferencial, é o mapa do Rio de Janeiro no início do século XX, para situar melhor o leitor quanto aos espaços mencionados nos contos.



É claro que já encontrei muita resistência em relação às obras de Machado de Assis, creio que por se tratar de uma leitura obrigatória. Acho isso lamentável! Penso que leitura, para ser boa e valer a pena, deve representar prazer para quem lê. E, convenhamos, prazer não combina com obrigação. Além disso, acredito que conseguimos apreciar melhor as sutilezas e ironias de Machado de Assis quando adquirimos um pouco mais de maturidade. Não, obrigatoriamente, maturidade cronológica, mas sobretudo, maturidade como leitor. Na verdade, o que observo é que, a maioria das pessoas que se deleitam lendo Machado, são aquelas que o descobriram depois de saírem da escola. 

O que sempre recomendo aos traumatizados por leituras obrigatórias, é que deixem passar um tempo e refaçam as leituras de uma forma mais relaxada, sem prazo para terminar, sem preocupação com notas, apenas para usufruir do prazer de ler um excelente texto.  E, obviamente, essa dica serve para qualquer leitura obrigatória, não só para Machado de Assis.

Os meus contos preferidos dentre os 50 que compõem o livro são: "Teoria do medalhão", "O espelho", "A igreja do diabo", "O enfermeiro", "A cartomante", "A causa secreta", "Uns braços", "O caso da vara", "Missa do galo" e "Pai contra mãe". Como os textos de Machado já caíram em domínio público, é possível baixá-los de forma legal pelo site Domínio Público. Todavia, eu garanto que vale a pena adquirir o livro 50 Contos de Machado de Assis, pois ele será uma pérola em sua estante.




Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

6 comentários:

  1. Menina que maravilha! Não conhecia o livro e fiquei mega interessada, afinal não é todo dia que nos deparamos com 50 contos do mestre Machado. Vou avisar já um amigo que é fã do autor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu amigo é fã de Machado de Assis, vai amar esse livro. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Eu nunca encontrei esse livro para comprar em uma livraria aqui, por mais que eu implique em querer comprar em um sebo kkkkkkkkkkkk né, mas adorei a dica e o livro está lindo, que edição maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre encontramos o livro mesmo, por isso já coloquei os links. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. a edição é linda, eu sou apaixonada pelos contos de Machado, e acredite - não li por obrigação e foi antes do ensino médio hehehe. ^^
    bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa, Maria Valéria! Eu também comecei a ler Machado antes do Ensino Médio. Obrigada pelo comentário!

      Excluir