O livro de Aron, de Jim Shepard - Editora Companhia das Letras

O livro de Aron, de Jim Shepard - Editora Companhia das Letras
O livro de Aron
Autor: Jim Shepard
Editora Companhia das Letras
Ano: 2016
Número de páginas: 208
Livro recebido em parceria com a editora.

O livro de Aron, de Jim Shepard é uma publicação da Editora Companhia das Letras, e no mostra uma Europa em chamas. Com a invasão da Polônia, Adolf Hitler dá início a uma das histórias de guerra mais sangrentas da humanidade, em um conflito que definirá o destino de milhões de pessoas.

Aron é um garoto que mora no campo e se vê forçado a mudar com a família para Varsóvia, tem dois irmão mais velhos e um caçula, que tem uma doença respiratória a qual o impossibilita de sair e brincar ao ar livre. A cidade vive dias de fome, terror e uma onda de epidemia (tifo, piolho). Conforme a necessidade aumenta, Aron é obrigado a realizar pequenos trabalhos sujos no mercado negro, onde conhece Lutek, Zofia e Adina, que como ele farão de tudo para sobreviver e ajudar suas famílias. À medida que o cerco alemão se fecha, a vida de Aron se torna mais difícil. Perseguidos pela Gestapo, os garotos também sofrem extorsões dos poloneses e, cercados pela polícia começam a guerrear entre si. Aron é separado da família e vai para um orfanato, sem saber que o destino dos órfãos já está traçado pelo alto-comando nazista.

Janusz Korczak, um célebre médico, humanista e pedagogo, é administrador do orfanato, e adotará Aron como seu novo pupilo. Com as ameaças dos campos de concentração cada vez mais próximas, será que Aron conseguirá escapar e expor ao mundo as atrocidades nazistas, exatamente como Janusz  espera? Ou ele será mais uma criança a ter a vida destruída pela guerra?

O livro de Aron representa um retrato dolorido e íntimo do pior massacre que já aconteceu, visto pelos olhos de uma criança. Comovente e inspirador, além cômico também, pois o humor nasce em qualquer terreno, este é um livro inesquecível e necessário para qualquer lugar e época.

O livro de Aron, de Jim Shepard - Editora Companhia das Letras

Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Dez clássicos modernos imperdíveis


Dez clássicos modernos imperdíveis

Os clássicos sempre fizeram parte da minha vida de leitora. Não só pela minha formação, que exigia isso, mas sobretudo, pelo profundo prazer que essas leituras me causam. Não costumo desprezar nenhum tipo de leitura, creio que cada um escolhe os seus livros de acordo com suas necessidades, anseios, gostos pessoais e, muito importante, o seu momento de vida. Uma péssima leitura, em um dado momento, pode ser ótima em outra fase da vida e vice-versa. Mas até mesmo aqueles que torcem o nariz para os clássicos hão de reconhecer que uma obra que sobrevive ao tempo tem lá o seu valor.

Há algum tempo venho pensando em organizar postagens que deem conta de apresentar aos leitores do blog os meus clássicos preferidos. Resolvi começar pelas obras mais atuais por serem mais acessíveis à maioria dos leitores, mas pretendo, mais adiante, apresentar uma lista dos livros mais antigos que moram no meu coração, que por já terem caído em domínio público, podem ser baixados de forma gratuita sem ferir nenhuma lei de direitos autorais, embora também possam ser adquiridos por aqueles que preferem a versão física da obra. No caso dos livros listados abaixo, como ainda não são obras de domínio público, deixo links para compra. O que fiz neste post, na verdade, foi escolher um livro de cada um de meus autores clássicos modernos preferidos. São livros ótimos, mas recomendo a leitura de outras obras dos mesmos escritores. 

Dez clássicos modernos imperdíveis 1 - Cem anos de solidão, de Gabriel García Marquez 
Dez clássicos modernos imperdíveis

Dez clássicos modernos imperdíveis 2 - Memorial do convento, de José Saramago 
Dez clássicos modernos imperdíveis 3 - Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway
Dez clássicos modernos imperdíveis 4 - Ulisses, de James Joyce
Dez clássicos modernos imperdíveis 5 - Vidas secas, de Graciliano Ramos


Dez clássicos modernos imperdíveis

Dez clássicos modernos imperdíveis 6 - Pedro Páramo, de Juan Rulfo


Dez clássicos modernos imperdíveis

Dez clássicos modernos imperdíveis 7 - O jogo da amarelinha, Julio Cortázar


Dez clássicos modernos imperdíveis

Dez clássicos modernos imperdíveis 8 - Voltar para casa, Toni Morrison


Dez clássicos modernos imperdíveis

Dez clássicos modernos imperdíveis 9 - O nome da Rosa, de Umberto Eco


Dez clássicos modernos imperdíveis

Dez clássicos modernos imperdíveis 10 - A hora da estrela, de Clarice Lispector


Dez clássicos modernos imperdíveis


Espero que tenham gostado das dicas. Fiquem à vontade para complementá-las, deixando sugestões de leitura nos comentários.


Dez clássicos modernos imperdíveis

As vidas impossíveis de Greta Wells, de Andrew Sean Greer - Editora Jangada

As vidas impossíveis de Greta Wells, de Andrew Sean Greer - Editora Jangada
As vidas impossíveis de Greta Wells
Autor: Andrew Sean Greer
Editora Jangada
Ano: 2016
Número de páginas: 256
Livro recebido em parceria com a editora.


Desde a infância ouço/leio histórias e assisto à filmes/séries que tratam da questão das viagens no tempo. As vidas impossíveis de Greta Wells, do escritor norte-americano Andrew Sean Greer, publicado no Brasil pela Editora Jangada,  é uma obra que trata de viagens no tempo, mas de uma maneira um pouco diferente do que se costuma ver. Aqui não temos máquinas do tempo ou outro tipo qualquer de geringonça que nos leve ao passado ou ao futuro. Se você está pensando nos portais ou nas dobras no espaço-tempo, esqueça. Tampouco temos alguém que descobre uma forma de transportar o seu corpo através do tempo, pois aqui o que viaja é apenas a consciência de Greta Wells, enquanto o seu corpo permanece onde está. 

O ano é 1985. Greta, uma mulher de 31 anos, que passa por duas grandes perdas (a morte do irmão gêmeo, Felix, e a traição do seu companheiro, Nathan, que culmina com a separação do casal) entra em um estado de profunda depressão. Por recomendação do seu terapeuta, Greta procura auxílio do Dr. Cerletti, que aplica um tratamento à base de eletroconvulsivante, ou seja, convulsões induzidas por meio de eletrochoques. É então que algo muito estranho acontece: Greta acorda em 1918. Ela é a mesma mulher, convivendo basicamente com as mesmas pessoas, mas em um outro tempo, em circunstâncias diferentes. Logo ela descobre que há uma outra Greta em 1918, que também faz o tratamento com o Dr. Cerletti, o que faz com elas troquem de lugar no tempo. Mas não é só isso. Após a sessão seguinte de eletrochoques, Greta vai direto de 1918 para 1941, e descobre que há mais um tempo para ela e todos que conhece. São três tempos diferentes, 1985, 1918 e 1941, com três Gretas diferentes, que vão trocando de lugar a cada sessão com o Dr. Cerletti, e nessas trocas, a nossa protagonista terá que viver perdas que não são dela, alegrias que não são dela, correndo o risco de interferir, de alguma forma, nas vidas das outras Gretas e elas na sua. 

As vidas impossíveis de Greta Wells, de Andrew Sean Greer - Editora JangadaUma das primeiras dúvidas que me ocorreram durante a leitura é se Greta voltaria para 1985, para a sua vida, ou se escolheria ficar em uma das outras duas realidades, e de que forma essa experiência de troca de consciência poderia interferir em sua vida. Greta foi uma personagem que me comoveu bastante, não só por suas perdas e por suas dores, mas pela forma de conduzir e equacionar os seus problemas, sobretudo por sua dedicação aos entes amados. Outra personagem que achei muito interessante é Ruth, tia de Greta, a única que se dá conta do que está acontecendo e, portanto, a única pessoa com quem Greta pode conversar a respeito. Ruth é uma personagem sui generis, com atitudes, por vezes, bem atípicas, que adora tomar champanhe em xícaras. A história é narrada em primeira pessoa, pela Greta de 1985, o que faz com que criemos um vínculo com ela, e saibamos pouco sobre as outras duas Gretas. Se pudesse definir a obra em uma palavra, eu diria que ela é instigante, pois logo nos vemos envolvidos na narrativa, querendo saber mais sobre o que acontecerá em cada época visitada pela protagonista. Acredito que a principal reflexão em As vidas impossíveis de Greta Wells seria sobre a identidade, sobre quem somos de fato e sobre o que há de verdadeiro no que os outros enxergam em nós e no que nós enxergamos nos outros. Nas palavras de Greta Wells, quem somos nós quando não somos nós mesmos? Recomendo a leitura!

As vidas impossíveis de Greta Wells, de Andrew Sean Greer - Editora Jangada

Para comprar: saraiva | Cultura | Submarino

Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo Editora

Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo Editora
Terezinha
Autor: Josué Souza
Hoo Editora 
Número de páginas: 144
Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.

Terezinha é um livro de contos queer do autor Josué Souza, publicado pela Hoo Editora. A obra é composta por dezessete contos que trazem a temática LGBT e contemplam as pessoas que não se enquadram dentro de uma divisão dicotômica da sexualidade. O livro mexe com o leitor, tirando-o de sua zona de conforto, na medida em que o obriga a revisar conceitos ultrapassados e questionar ideias pré-concebidas, rompendo com padrões de comportamento impostos pela sociedade. 

Ao mesmo tempo em que, ao tratar da homossexualidade, a obra possui um recorte bem definido, no que se refere à sua temática, traz-nos reflexões sobre questões universais, como identidade, aceitação e insegurança frente o amor. Creio que uma das principais reflexões que se faz durante a leitura é sobre  o que significa seguir um padrão, pois os contos tratam de pessoas e das suas diferentes formas de sentir e de enxergar o mundo, independente de estarem ou não de acordo com as normas impostas pela sociedade. Além de constituir-se em uma verdadeira obra de arte literária, o livro tem o mérito de trazer à baila a discussão sobre gênero, tão necessária e cada vez mais urgente na sociedade atual.

Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo EditoraA escrita do autor é elegante e enxuta, e flui de tal forma que, por vezes, dá a impressão de que deslizamos na narrativa. Os contos são breves, mas muito intensos, o que faz com que o envolvimento com a obra seja tal que sequer vemos o tempo passar enquanto lemos. Os personagens são envolventes, porque conseguem nos emocionar de alguma forma. O conto "Casinha de bonecos" tocou-me especialmente, pois possui uma carga afetiva imensa por parte do personagem, ao relatar sua infância solitária, brincando com seus bonecos de porcelana. Recomendo a leitura de Terezinha, não apenas ao público LGBT, mas a todos que queiram entender um pouco mais sobre a natureza humana. O livro traz uma bela oportunidade de exercitar a empatia.



Terezinha, livro de contos de Josué Souza - Hoo Editora

Para comprar: Amazon

Ao farol, de Virgínia Woolf - Editora Autêntica

Ao farol, de Virgínia Woolf - Editora Autêntica
Ao farol
Autora: Virginia Woolf
Editora Autêntica
Ano: 2013
Número de páginas: 234

Ao farol, livro de Virgínia Woolf, publicado pela Editora Autêntica, narra a história da família Ramsay, cuja harmonia é sempre mantida graças aos esforços da Sra. Ramsay. O marido não ajuda muito, com seu temperamento difícil, ranzinza e amargurado, sempre isolado, refém da própria inteligência. A história inicia na casa de veraneio da família. James, o filho do casal, deseja visitar um farol próximo à residência da família, porém, o tempo ruim não ajuda nos planos para o passeio. James fica muito contrariado, sobretudo por causa dos comentários ríspidos do pai acerca do passeio. 

Em meio a esse ambiente pesado, Lily Briscoe, uma artista plástica, amiga da família, pinta um quadro dos Ramsay, enquanto jovens praticam esportes e desfrutam dos prazeres da praia. Apesar de toda essa movimentação, a Sra. Ramsay incomoda-se com o silêncio da casa, e começa almejar o tão falado passeio ao farol, como uma forma de fugir do incômodo causado por esse silêncio. O passeio ao farol acontece, mas em outro momento, o que não muda é o silêncio que tanto mal faz à Sra. Ramsay.


Ao farol, de Virgínia Woolf - Editora Autêntica
O livro é dividido em três partes, a primeira apresenta os personagens com toda a sua humanidade, virtudes e defeitos, trazendo os seus temperamentos e formas de sentir o mundo; a segunda parte nos mostrará acontecimentos decisivos na vida da família, além de apresentar-nos a degradação da casa como um reflexo da degradação das pessoas; e a terceira, é o momento em que o tão esperado passeio acontece, de forma bem diferente daquela que foi idealizado. É na segunda parte do romance que podemos perceber mais claramente o quanto a deterioração da casa está relacionada com a deterioração da família Ramsay, além de conter o ponto mais alto da narrativa, o clímax da história, através de informações que são passadas ao leitor.

Ao farol é uma obra com forte teor psicológico, portanto deve ser lida com toda a tranquilidade, para que não se perca nenhum detalhe. Os personagens estão muito longe da superficialidade, são extremamente profundos e complexos. Para ser mais exata, os personagens são completamente humanos e, portanto, absolutamente possíveis. Ler Ao farol é como mergulhar em um mundo de subjetividades, de sentimentos que subjazem e que nos levam para além de nós mesmos, nos fazendo perder a noção do tempo. Virgínia Woolf tem uma escrita elaborada, impecável, que consegue nos surpreender positivamente. Trata-se de uma leitura inesquecível, um livro para ficar entre os favoritos.


Ao farol, de Virgínia Woolf - Editora Autêntica


Para comprar: Saraiva | Cultura | Submarino

Origem do Além, de Evezel - AZO Agência Literária

Origem do Além, de Evezel - AZO Agência Literária
Origem do Além
Autor: EveZel
Editora: AZO Agência Literária
Ano: 2016
Número de páginas: 388
Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.

Origem do Além, do autor Evezel, publicação da AZO - Agência Literária, é um livro que trata de grandes batalhas, tanto da luta mítica do bem contra o mal, quanto das lutas internas travadas por cada um de nós. Ao iniciar a leitura, lembrei-me das minhas incursões pela Teogonia, de Hesíodo, que narra a origem do Universo, do ponto de vista mitológico. O livro de Evezel inicia justamente narrando a origem do Universo e do Sistema Solar, e na sequência, traz-nos uma grande batalha travada entre o Sol e o Caos, entre as forças da luz e da escuridão. Uno criou o Universo e nomeou o Sol como protetor de um de seus sistemas. Caos, sempre disposto a derrotar a Luz, ataca um planeta recém formado no Sistema Solar.

Origem do Além, de Evezel - AZO Agência LiteráriaPara enfrentar o Caos e seu exército formado por seres das trevas, o Sol convoca guerreiros dispostos a lutar para proteger a Via Láctea. Apenas doze se apresentam: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Esses doze guerreiros formam a Armada do Sol. Porém, antes de poderem lutar contra as forças sombrias, cada integrante da Armada do Sol terá de combater o seu lado mais obscuro. Para isso, cada um enfrentará, em uma batalha interna, o seu pior defeito, com a ajuda da sua melhor virtude, os que não conseguirem vencer, encontrarão a morte. Mas isso não é tudo, eles ainda enfrentarão os inimigos no novo planeta do Sistema Solar, passarão por inúmeras dificuldades, descobrindo afinidades e tornando-se um grupo cada vez mais unido.


Origem do Além, de Evezel - AZO Agência Literária

Origem do Além, de Evezel - AZO Agência LiteráriaUm dos pontos fortes do livro é o fato de ele trazer à tona questões míticas, presentes no nosso inconsciente, e que representam verdades universais, como a luta do bem contra o mal e a necessidade de vencermos os nossos próprios "monstros" internos. O livro é muito divertido para quem acredita em Astrologia, mas pode ser, também, uma leitura muito proveitosa para quem não acredita, se encarado do ponto de vista simbólico. Origem do Além é uma obra de fácil e rápida leitura, pois faz com que nos mantenhamos envolvidos com a narrativa, querendo saber como os integrantes da Armada do Sol farão para vencer cada etapa, se é que vencerão. As ilustrações são muito bonitas. Recomendo a leitura dessa Teogonia  moderna a todos que desejem apreciar um livro que fuja dos clichês, trazendo à tona verdades que subjazem.


Origem do Além, de Evezel - AZO Agência Literária


Origem do Além, de Evezel - AZO Agência Literária

Para comprar: Amazon

Aos novos talentos literários, uma Sincera Oportunidade da Agência Literário AZO

Aos novos talentos literários, uma Sincera Oportunidade da Agência Literário AZO

A Agência Literária AZO juntou-se com alguns blogueiros para promover a ação intitulada Sincera Oportunidade, cujo resultado será um autor premiado com a publicação de um livro. A ação terá duração de 4 meses, que se dividirão em 6 fases: 

  • Inscrição;
  • Formação de equipes;
  • Produção de um conto;
  • Produção de um conto em duplas;
  • Votação do Wattpad e
  • Final. 

O prêmio final será composto por:

  • Leitura Beta;
  • Preparação do texto;
  • Editoração;
  • Criação da capa;
  • Hotsite para o autor;
  • Blog,
  • BookTrailer;
  • Lançamento presencial;
  • Divulgação;
  • Livro digital na Amazon;
  • Livro Físico pronto para ser impresso;
  • Treinamento e agenciamento junto às editoras tradicionais para conquistarmos a publicação do seu livro.

E o que é mais importante: tudo isso sem custo para o autor. Para participar, o autor deverá: ter mais de 16 ano; ser brasileiro; residir no Brasil; possuir um original sem vínculo contratual ou publicado anteriormente seja por editora, amazon, wattpad ou qualquer outra plataforma de autoplicação. 

E, atenção: as vagas são limitadas! Para maiores informações, dê uma passadinha no site da AZO - Agência Literária. Para se inscrever, preencha o formulário abaixo.



Aos novos talentos literários, uma Sincera Oportunidade da Agência Literário AZO

Mega sorteio olimpíadas literárias


Mega sorteio olimpíadas literárias



Olá, galera! Tudo bem com vocês?
As Olimpíadas chegaram, finalmente! E para comemorar, I Love My BooksRillismo e Leituras Compartilhadas, juntamente com outros blogs parceiros, vamos presentear você com muitos livros. Vai ficar de fora? Leia as regrinhas e participe!


As regras são:
  • O Período de inscrição é 05/08 a 09/09;
  • Você precisa ter endereço para o envio em território brasileiro;
  • Cada Blog é responsável pelo envio do seu respectivo prêmio, ou seja, os prêmios chegarão individualmente e em prazos diferentes;
  • O prazo de envio dos prêmios será de 45 dias após a divulgação dos vencedores;
  • O sorteio terá ao todo oito ganhadores, cada kit terá um sorteado; caso um mesmo individuo seja contemplado em mais de um kit só será considerado ganhador do kit cujo nome apareceu primeiro e no outro será realizado um novo sorteio;
  • O resultado será divulgado em no máximo 15 dias após o término das inscrições neste mesmo post;
  • O ganhador receberá um e-mail e terá 3 dias para entrar em contato. Caso não haja resposta dentro desse prazo faremos um novo sorteio;
  • Não nos responsabilizamos por extravio dos correios e endereços incorretos;
  • No sorteio as regras obrigatórias precisam ser cumpridas para que você possa participar, as regras que abrirem em seguida serão opcionais. ATENÇÃO: Onde está "Visitar essa página" significa "Curtir a página". Lembrando que todas as entradas serão verificadas! 
  • Após preencher o formulário deixe um comentário que se refira a sua participação no sorteio.

Mega sorteio olimpíadas literárias

Mega sorteio olimpíadas literárias



a Rafflecopter giveaway



Mega sorteio olimpíadas literárias


a Rafflecopter giveaway



Mega sorteio olimpíadas literárias


a Rafflecopter giveaway



Mega sorteio olimpíadas literárias




a Rafflecopter giveaway


Mega sorteio olimpíadas literárias



a Rafflecopter giveaway




Mega sorteio olimpíadas literárias



a Rafflecopter giveaway


Mega sorteio olimpíadas literárias



a Rafflecopter giveaway


Mega sorteio olimpíadas literárias



a Rafflecopter giveaway



BOA SORTE!!


Mega sorteio olimpíadas literárias